O QUE É ARGILA E PARA QUE SERVE?
A argila é um mineral de rochas sedimentares composto de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades. Os vários tipos de argila são originados a partir de um conjunto de processos físicos e químicos que modificam as rochas e alteram sua forma física e composição química. É por meio dessas alterações que ela é formada.
Com ampla aplicação industrial, a argila é usada principalmente na fabricação de revestimentos cerâmicos, louças, utensílios domésticos e de decoração, mas seu uso vem se ampliando cada vez mais para tratamentos estéticos e medicinais, sendo descobertos a cada dia novos benefícios do mineral.
Existem diversos locais onde a argila pode ser usada, porém, o seu uso cosmético é o mais popularizado. Máscaras faciais de argila, por exemplo, são utilizadas frequentemente por conta de seus benefícios para a pele — alguns tipos do mineral possuem ações que promovem a circulação sanguínea e também podem retardar o envelhecimento precoce estimulando a produção de colágeno.
A máscara também é acessível e pode ser feita em casa! É só misturar o tipo de sua preferência com água mineral, criando uma pasta que pode ser aplicada na pele ou no cabelo.
VEJA VÍDEO
ARGILOTERAPIA na ESTÉTICA NATURAL -
Tipos de Argila, Indicações e suas Diferenças.
https://www.youtube.com/watch?v=5BZZqRQtXLg
COMO A ARGILA SE FORMA ?
O processo de formação da argila acontece em duas fases: desintegração e decomposição da rocha. Na desintegração, a rocha rompe-se em fendas devido à ação de agentes como água, temperatura, pressão e vento, progredindo para partículas de tamanhos menores, sem haver mudança na sua composição. Já na decomposição, ocorre a modificação mineralógica das rochas devido a ação da água e por conta dos efeitos químicos resultantes do apodrecimento de vegetais e animais.
Elas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. Normalmente, a desintegração e a decomposição atuam juntas, uma vez que a ruptura física da rocha permite a circulação da água e de agentes químicos.
Dois tipos de argila são formados: as primárias, que são criadas devido à decomposição das rochas e que permanecem no local onde se originaram, e as secundárias, que são aquelas cujas partículas são levadas pelo vento ou pela corrente de água e depositadas às margens dos rios. Esses locais são conhecidos como depósitos argilosos.
Por serem minerais, elas apresentam componentes muito valiosos em sua composição, que são responsáveis por suas propriedades e pelo uso para fins estéticos e terapêuticos.
O processo de fabricação de argila para estética e saúde deve ser desenvolvido em local limpo e arejado e os equipamentos utilizados devem estar sempre em bom estado de conservação para evitar a contaminação do produto. Primeiramente, ela é coletada da jazida, armazenada e transportada para um secador a fim de eliminar impurezas que possam influenciar sua qualidade. Após a secagem, ela é moída e peneirada para retirada de partículas maiores. O material é colocado em um recipiente limpo e arejado.
COMPONENTES E BENEFÍCIOS DA ARGILA
Para entender melhor as propriedades que as argilas possuem, primeiro é importante conhecer seus componentes. São essas substâncias que conferem tantos benefícios e que fazem dos diversos tipos de argila excelentes aliados nos tratamentos estéticos e na saúde. Os principais argilominerais que podem ser encontrados na sua composição química são:
Alumínio
Atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de Staphylococcus aureus (bactérias que podem provocar doenças que vão desde simples infecções, como espinhas, furúnculos e celulites, até infecções graves, como pneumonia e meningite).
Ferro
Tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Magnésio
Tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e de manter o gel celular, ou seja, ajuda na hidratação e na síntese das fibras do colágeno.
Manganês
Tem ação específica na biossíntese do colágeno, anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgica.
CONHEÇA NA PRÓXIMA PÁGINA UM CURSO DE ARTESANATO EM ARGILA
TUDO EM VÍDEOS E GRÁTIS, SIMPLES, RÁPIDO E FÁCIL DE FAZER
VOCÊ PODE CRIAR PEÇAS PARA COMERCIALIZAR OU ENFEITAR SUA CASA
SE NÃO CRIAR INVENÇÕES, PODE CONTINUAR NO MESMO LUGAR ONDE ESTAVA, OU SEJA: ESTACIONADA ENQUANTO O MUNDO MUDA..
SEGUE O LINK AQUI EM BREVE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário