sábado, 14 de outubro de 2023

GIGA WATER LOOP

 


Elon Musk planeja construir algo chamado Giga Water Loop… mas ninguém sabe o que é!!

Não é novidade que Elon Musk tem uma visão futurista que o leva a projetar produtos que muitas vezes ainda estavam na esfera da ficção cientifica. Do Tesla Tunel até às cúpulas da primeira cidade em Marte, tudo deve ser sempre considerado como "viável".

Agora foram dadas autorizações para a construção de uma grande infraestrutura em torno da gigafábrica da Tesla no Texas. Mas ninguém sabe o que é, na verdade. Chama-se Giga Water Loop e promete fazer correr muita tinta.

Giga Water Loop na gigafábrica de Austin 

A fábrica da Tesla em Austin é uma das seis gigafábricas que o fabricante de automóveis tem no mundo e uma das quatro que produzem os seus carros elétricos. A marca anunciou um projeto misterioso que será desenvolvido muito perto do seu centro de produção no Texas.

A empresa não dá grandes pormenores sobre o assunto, o que suscitou já uma onda de especulação sobre a utilidade da nova mega-estrutura da qual, de momento, apenas se sabe o nome: Giga Water Loop. Um projeto misterioso com uma única certeza: a água.

Elon Musk é fã de grandes e misteriosos projetos, embora, devido à constante atenção mediática que recebe, nem sempre os consiga manter tão secretos como gostaria. O mais recente é a construção de uma misteriosa infraestrutura à volta da Tesla Gigafactory, em Austin, na qual a água terá um papel preponderante, descobriu o portal Electrek.

A natureza do projeto, conhecido apenas como Giga Water Loop, não foi revelada. Isto liga-o diretamente a uma grande infraestrutura de reciclagem de água. 

Para que servirá a instalação deste tipo de estrutura no campus da fábrica da Tesla?

Quando Elon Musk revelou o projeto da gigafábrica da Tesla, referiu-se a ela como "um paraíso verde". Na altura, esta afirmação foi interpretada como uma metáfora do centro de fabrico de automóveis que estava a ser anunciado como o porta-estandarte da mudança para um modelo de veículo mais sustentável.

No entanto, a compra de uma pequena empresa em 2021 pode ser a chave para desvendar este mistério. Esta empresa, que Elon Musk comprou por uns simbólicos 3 dólares, encontrou uma forma de fabricar baterias mais baratas e limpas, reutilizando a água para reduzir os custos operacionais até 75%.

Assim, se tudo for considerado, a nova infraestrutura poderia ser um sistema de recirculação de água de magnitude gigantesca, com capacidade suficiente para cobrir a taxa de montagem da fábrica.

Aproveitar a contribuição da água para a paisagem. Elon Musk anunciou que o campus que rodeia a fábrica, onde está prevista a construção dos Cybertrucks que já albergam a produção do Model Y, seria uma área de ligação à natureza. De acordo com o multimilionário, o campus tornar-se-ia um passeio ribeirinho com trilhos para caminhadas, ciclismo e acesso a um riacho.

Talvez incluído nestes planos para um ambiente à beira-rio ligado à natureza esteja um grande lago com água recuperada do fabrico das suas baterias. 



E MAIS..

O que é o Giga Water Loop que Tesla está construindo?

A Tesla acaba de solicitar uma licença de construção para um projeto misterioso chamado Giga Water Loop, perto da Austin Gigafactory, no Texas.

©Tesla

Como relatam nossos colegas da Electrek , Tesla acaba de registrar uma misteriosa licença de construção para um projeto chamado “Giga Water Loop”. O projeto deve ser construído no imenso terreno do campus da Gigafactory em Austin (Texas). Infelizmente, a licença de construção revela muito pouco sobre o projecto em si.

Ele apenas pediu à “Austin Energy” para mover ou acomodar temporariamente um poste de eletricidade que claramente interfere na construção do projeto. Um tipo de solicitação bastante padrão para um projeto de grande escala. No entanto, várias pistas nos dão uma ideia do que o Giga Water Loop pode levar.

O Giga Water Loop será o “Apple Park” da Tesla? 

IMAGEM DEMONSTRATIVA

Além de ser a sede da empresa, a Giga Factory Texas produz Model Ys e em breve também fabricará Cybertrucks. A fábrica também inclui uma unidade de fabricação de baterias. Elon Musk há muito expressa a sua ambição de tornar este lugar às margens do Rio Colorado “um paraíso ecológico” aberto ao público.

Até agora ele descreveu sua visão de uma maneira bastante vaga. Ele simplesmente falou em “uma entrada, trilhas para caminhada e ciclismo, tudo com acesso a um riacho”. No entanto, Elon Musk também já referiu a reciclagem da água utilizada no fabrico de baterias na Gigafactory Texas, de forma a reduzir o seu impacto ambiental. Um sistema que ele chamou de circuito fechado (ou “circuito fechado” em inglês).

É portanto provável que o Giga Water Loop seja o encontro entre esta vontade de criar um “paraíso ecológico” acessível ao público e o objetivo de reciclar parte da água utilizada no fabrico de baterias. Mesmo que obviamente, você terá que ver o projeto finalizado para se convencer disso. No entanto, adicionar um novo projeto ambicioso ao campus da Gigafactory Texas só seria surpreendente.

A fábrica já é o projeto industrial mais ambicioso da Tesla, e adicionar um parque verde aberto ao público certamente seria uma ótima operação de relações públicas. A Apple utiliza o seu “Apple Park” quase sistematicamente nas suas apresentações, e a dimensão ecológica da construção (painéis solares no telhado em particular) é regularmente destacada para apoiar a abordagem amiga do ambiente da marca. 

Um símbolo potencialmente poderoso: quando uma empresa deseja parecer mais respeitosa com o planeta, o que poderia ser melhor do que incorporar esta direção diretamente na sua sede? No momento, a Tesla está contando com apresentações relativamente clássicas de sua sede, com a principal originalidade sendo alguns shows de drones (que muitas vezes são impressionantes).

Quanto à confirmação do que será ou não o Giga Water Loop, provavelmente teremos que esperar por um anúncio da Tesla – ou um tweet inoportuno do chefe da 𝕏.


FONTES

Pplware

Techaint









Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

  TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: A JANELA COM O MUNDO DOS ESPIRITOS A transcomunicação instrumental ou TCI, é uma fascinante área de estudo ...