sábado, 16 de março de 2024

CORES PODEM SER MUDADAS

 


Cores e Imagens Podem Ser Pintadas Definitivamente no Objeto Apenas Aplicando-lhe Luz.

Cor de objetos pode ser mudada usando apenas luz - Sem Usar Tinta

Pesquisadores do MIT desenvolveram uma técnica que permite mudar rapidamente a cor de objetos sem precisar reaplicar tinta.   Leia mais...

REPINTAR SEM TINTA

Pesquisadores do MIT desenvolveram uma técnica que permite mudar rapidamente a cor de objetos sem precisar reaplicar tinta - tudo é feito com luz.

O conceito, que a equipe chama de "matéria programável", permite redecorar os objetos mesmo com padronagens complexas.

Batizada de Chromo Update, a técnica envolve disparar um projetor de luz ultravioleta (UV) sobre objetos previamente revestidos com uma tinta ativada por luz. A luz projetada altera as propriedades reflexivas do corante, criando novas imagens coloridas em apenas alguns minutos.

A ideia da equipe é que a técnica seja usada para acelerar o desenvolvimento de produtos, permitindo que os projetistas trabalhem em protótipos sem perder tempo com a pintura ou impressão. 

A tinta, similar a uma laca, é composta por corantes ciano, magenta e amarelo. Quando a luz ultravioleta atinge o objeto recoberto com esta tinta, os corantes ficam totalmente saturados.

A seguir, os corantes são seletivamente dessaturados com um projetor de luz visível, trazendo cada píxel para a cor desejada e criando a imagem final.

"Podemos saturar o material localmente no padrão exato que queremos," conta o pesquisador Michael Wessley. "Isso economiza tempo - alguém que projeta o exterior de um carro pode simplesmente querer adicionar listras de corrida a um design já pronto. O ChromoUpdate permite que façam exatamente isso, sem apagar e reprojetar todo o exterior."

CARROS, CELULARES E ROUPAS

O processo de dessaturação seletiva cria imagens em preto e branco em poucos segundos, e imagens em cores totais em alguns minutos, o que permite realizar inúmeras experimentações rapidamente. 

"Você pode realmente ter um protótipo físico para ver se seu projeto realmente funciona," disse Wessely. "Você pode ver como ele fica quando a luz do Sol incide sobre ele ou quando sombras são projetadas. Não é suficiente apenas fazer isso em um computador."

Neste estágio, a tinta ativada por luz é adequada para superfícies lisas e rígidas, como canecas, capas de telefone ou carros. Mas os pesquisadores estão trabalhando para viabilizar tecidos programáveis e flexíveis.

"Estamos procurando métodos para tingir tecidos e, potencialmente, usar fibras emissoras de luz," contou Wessely. "Então, poderíamos ter roupas - camisetas e sapatos e todas essas coisas - que podem se reprogramar." 

Bibliografia:
Artigo: ChromoUpdate: Locally Updating Photochromatic Multi-Color Textures for Fast Design Iterations
Autores: Michael Wessley, Stefanie Mueller, Yuhua Jin, Cattalyya Nuengsigkapian, Aleksei Kashapov, Isabel Qamar, Dzmitry Tsetserukou, Stefanie Mueleer
Revista: Proceedings of th ACM Conference on Human Factors in Computing Systems


FONTE:


GOSTOU DAS INFORMAÇÕES?

COMENTE SE FOI ÚTIL PARA VOCÊ.

VEJA NOSSA PRÓXIMA PÁGINA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

  TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: A JANELA COM O MUNDO DOS ESPIRITOS A transcomunicação instrumental ou TCI, é uma fascinante área de estudo ...