quinta-feira, 23 de maio de 2024

CAVALOS RAROS - PARTE 03

 


CAVALO FRIESIAN

O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é a única raça equina originária da Holanda. Destaca-se por seu corpo musculoso, pelagem brilhante, crina selvagem e extremidades fortes. Durante séculos foi utilizado como cavalo de guerra, participando assim na Guerra dos 80 anos ou das Cruzadas.

No entanto, existem muitas outras curiosidades sobre a raça, quer descobrir quais são?
Te oferecemos um maravilhoso guia de raças de cavalos, mas nessa ocasião queremos falar em detalhes da raça do cavalo friesian, suas características, personalidade, problemas de saúde comuns e muito mais. Continue lendo! 



ORIGEM DO CAVALO FRIESIAN

Os cavalos friesian são autócnos da Holanda, sendo os únicos cavalos originários desse país. Em concreto, provém da bela província de Frísia, onde o cavalo friesian era muito apreciado desde suas origens, que se remontam a antes do ano 500 a.C., por isso estamos diante de uma raça equina realmente antiga. Já no século I d.C. estes equinos foram retratados em mármores e obras de arte da época, onde apareciam acompanhados de monarcas e soldados. Eram tão apreciados na Frísia que os locais perpetuaram a existência destes cavalos, por serem valiosos tanto na guerra como para trabalhos na pecuária, enquanto que o restante das raças de cavalos holandeses acabaram desaparecendo.

Esta raça se manteve pura até a época das cruzadas, momento em que começaram a realizar cruzamentos entre friesian e puro sangue árabes ou puro sangue espanhóis. Foi no século XIX quando a raça esteve perto de desaparecer, algo que não é por acaso, já que coincide com o final dos feudos e das grandes plantações onde os friesian desenvolviam seus trabalhos. 



Mas os cavalos friesian conseguiram reflutuar graças aos seus dotes para as corridas, nas quais se converteram em uma das festas mais populares nas províncias holandesas nessa época. Com a chegada de outras raças mais competitivas nesse âmbito, o papel do friesian como cavalo de corridas terminou em 1891, quando foi realizada a última corrida de cavalos friesian na província de Friesland. Eles também tiveram que competir com outras raças mais resistentes com o gado, por isso os friesian estiveram seriamente ameaçados. Atualmente a raça está segura graças ao desenvolvimento e conservação da mesma por parte da Het Friese Paarden-Stamboek, uma associação reconhecida em 1954 pela Rainha Juliana como Associação Real. 


CARACTERISTICAS FÍSICAS DO CAVALO FRIESIAN

Os cavalos friesian possuem um corpo sólido e robusto, com um peso considerável, pois existem exemplares que chegam a alcançar inclusive uma tonelada de peso. Por isso, o mais comum é que um friesian pese entre 600 e 900 quilogramas, medindo entre 1,60 e 1,70 metro de altura na cruz. A expectativa de vida de um friesian pode oscilar entre os 25 e os 30 anos. Suas patas são curtas e seu pescoço muito erguido, o peito é grande e, igualmente ao restante do corpo, também é musculoso. A cabeça tem um porte elegante, alongadas e de mandíbulas leves. Apresenta olhos grandes e brilhantes, de olhar profundo e expressivo, e umas orelhas pequenas e pontiagudas. 


A pelagem de um Friesian é considerada um ponto forte da raça, com uma crina e uma cauda espessas e que às vezes formam tranças de forma espontânea, imperfeitas, mas muito belas. Apresentam um tufo de pelos nas extremidades de suas patas, bem como uma franja na cabeça que se conecta com a crina, dando um formato arqueado ao pescoço. A única cor aceita nos Friesian é o preto total ou absoluto, mesmo que se chegou a reconhecer exemplares com capas azeviche ou marrons quase pretos, se aceitam pequenas manchas brancas na testa. 


PERSONALIDADE DO CAVALO FRIESIAN

Uma das razões pelas quais os cavalos friesian foram tão valorizados historicamente é a combinação de sua força e robustez, bem como sua personalidade especial. Estes cavalos se caracterizam por terem um temperamento tranquilo e muito amigável, além de serem sociáveis e equilibrados. Tudo isso converteu os friesian em cavalos ideais para desempenhar trabalhos tão diferentes como com o gado, a agricultura, a guerra, as corridas ou adestramento, sendo uma raça realmente versátil neste sentido.

São cavalos ideais para o adestramento clássico devido às grandes habilidades que são capazes de adquirir em pouco tempo de aprendizagem, pois são atentos e inteligentes. Também são fantásticos nas escolas de equitação, onde possuem a seu favor seu estupendo temperamento e por serem dóceis, participando no ensino de equitação em escolas hípicas superiores.

Neste artigo contamos diversas curiosidades sobre cavalos que vão te surpreender. 


CUIDADOS DO CAVALO FRIESIAN

Para que o friesian esteja nas melhores condições temos que prestar certa atenção. Uma delas é o cuidados de suas orelhas, que precisam permanecer sempre limpas, de forma que evitaremos complicações como as obstruções auditivas. Para limpá-las, podemos recorrer a uma gaze ou pano e limpar a parte mais externa do canal auditivo, sempre com mimo e cuidado e cuidando para que fique bem seco.

Também temos que cuidar do estado de seus dentes, para que estejam limpos. Além disso, se recomenda que sejam realizadas revisões bucais por um especialista com certa regularidade. Desta forma poderão ser detectadas anormalidades antes que causem um risco para a saúde do nosso cavalo, como má oclusões, abcessos ou infecções. 


Por último, cabe destacar a importância de manter a pelagem do nosso friesian em boas condições, para isso temos que realizar ao menos uma escovação diária, retirando a sujidade e o excesso de pelos. Neste sentido, se recomenda o uso de caril ou raspador para eliminar o excesso de pelos soltos que aderiram pelo suor e desta forma manter sua pelagem sempre apresentável. Também são recomendados os banhos, embora é preciso limitar o uso de sabão, já que não é recomendável abusar dele.

Para terminar ressaltaremos a importância de oferecer uma alimentação equilibrada e de qualidade ao animal, permitindo que possa pastar com tranquilidade para um maior bem-estar, bem como deixar a sua disposição água fresca e limpa. 


SAÚDE DO CAVALO FRIESIAN

Mesmo com todos os benefícios que o cavalo friesian possui, devemos saber que são animais delicados e que podem apresentam certa predisposição genética ao desenvolvimento de certas doenças. Uma das patologias que mais preocupam aos proprietários de um cavalo, seja da raça que for, são as cólicas, muito dolorosas e normalmente sintoma de que algo não está bem no sistema digestivo do cavalo. Estas cólicas podem indicar a presença de alterações intestinais de diversos tipos e gravidade, por isso não devem ser ignoradas, sendo recomendável realizar uma revisão com um veterinário especializado em cavalos.

Por outro lado, se comprovou que os friesian são cavalos especialmente sensíveis ao estresse, pois, mesmo que todos os cavalos sejam assustadiços e sensíveis, os friesian parecem sofrer mais com estas situações que são estressantes para eles. Por isso, para evitar que o friesian sofra de doenças ligadas ao padecimento por altos níveis de estresse, evitemos na medida do possível que seja exposto a situações potencialmente estressantes. Assim, favoreceremos a tranquilidade, as atividades positivas e manteremos uma relação saudável com ele. 

Terminamos esta ficha sobre o cavalo friesian recordando a importância de realizar visitas veterinárias periódicas a cada 6 ou 12 meses, em que avaliaremos o estado de saúde do nosso melhor amigo. Seguiremos de forma estrita o calendário de vacinas para cavalos que o especialista recomende, assim mesmo, realizaremos as desparasitações e os cuidados que o veterinário sugira.


Bibliografia:

The Friesian Horse Society.
Disponível em: <https://www.friesianhorsesociety.com/>.
Acesso em 22 de dezembro de 2022.

Friesian Horse Association North America.
Disponível em: <http://www.fhana.com/>.
Acesso em 22 de dezembro de 2022.

Association Française du Cheval Frison.
Disponível em: <http://www.af-cheval-frison.com/>.
Acesso em 22 de dezembro de 2022.

DANSK FRIESER FORBUND.
Disponível em: <http://www.danskfrieserforbund.dk/>.
Acesso em 22 de dezembro de 2022. 


***CURIOSIDADES***

Embaixador traz cavalo da raça Friesian para o palco e encanta público o cantor sertanejo Gusttavo Lima surpreendeu o público mineiro ao exibir seu cavalo no palco; animal da raça Friesian pode custar até R$ 500 mil, confira os detalhes da beleza do animal na imagem abaixo. 


Inteligente e dócil, o animal chegou ao palco acompanhado por um adestrador. O garanhão estava montado pelo adestrador de cavalos, Bruno Carreira. 

Ao longo dos anos, o sertanejo demonstrou sua paixão pelo campo não apenas por meio de suas atividades agropecuárias, mas também ao tornar-se embaixador do agronegócio no Brasil. A possível aquisição da propriedade seria mais um passo notável em sua trajetória como empresário do setor rural, especialmente considerando a grandiosidade e renome desse haras especializado na criação de cavalos Friesian. 


NESSA MATÉRIA TEMOS 2 FONTES: 

PERITO ANIMAL - Com  Parte Técnica


COMPRE RURAL - Com Curiosidades sobre Gusttavo Lima








Nenhum comentário:

Postar um comentário

EUCALIPTO ARCO-IRIS

  O  EUCALIPTO   A R C O - Í R I S  se destaca pelo colorido do seu tronco, de grande porte, podendo alcançar até 30 metros de altura. Suas ...