terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

IA ENCONTRA OITO CANDIDATOS A SINAIS DE INTELIGÊNCIA EXTRATERRESTRE

 


IA ENCONTRA OITO CANDIDATOS A SINAIS DE INTELIGÊNCIA EXTRATERRESTRE



Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/01/2023


Inteligência Artificial encontra oito candidatos a sinais de inteligência extraterrestre

A IA promete aumentar a velocidade e a precisão na busca por inteligência extraterrestre.

[Imagem: Breakthrough Listen / Danielle Futselaar]

TECNO ASSINATURAS 

O pesquisador Peter Ma, da Universidade de Toronto, no Canadá, não ficou nada satisfeito quando um banco de dados de 150 TB foi descartado pelas ferramentas de análise de dados normalmente usadas para encontrar expressões de fenômenos não naturais.

Mais especificamente, aqueles dados, referentes a 820 estrelas próximas de nós, foram escaneados em busca de sinais de vida extraterrestre, como chamadas tecnoassinaturas, ou comprovante de tecnologia.

Então Ma e seus colegas decidiram desenvolver uma nova ferramenta de análise de dados, baseada em inteligência artificial. A abordagem consiste em aplicar novas técnicas de aprendizado profundo a um algoritmo de pesquisa tradicional para produzir resultados mais precisos - e, de quebra, fazer isso mais rapidamente.

O novo software não encontrou nada menos do que oito sinais de interesse que não foram detectados anteriormente.

A equipe então checou manualmente os dados para confirmar os resultados, e mereceu que os novos sinais tenham várias características que os tornem merecedores de toda atenção:

Os sinais têm banda estreita, o que significa que apresentam uma pequena largura espectral, da ordem de apenas alguns hertz (Hz). Em comparação, sinais causados ​​por fenômenos naturais tendem a ser de banda larga.

Os sinais têm taxas de desvio diferentes de zero, o que significa que, quando plotados em um gráfico, apresentam uma inclinação. Esses picos podem indicar que a origem de um sinal teve alguma interferência relativa em relação aos nossos receptores, portanto não podem ter-se originados no próprio radiotelescópio.

Os sinais aparecem em observações da fonte, mas não em observações fora da fonte. Se um sinal se origina de uma fonte específica celeste, ele aparece quando apontamos nosso radiotelescópio para o alvo e desaparece quando o apontamos para outro local. A interferência de rádio humano geralmente ocorre em observações na fonte e fora dela devido à proximidade da fonte.

"Esses resultados ilustram dramaticamente o poder da aplicação de métodos modernos de aprendizado de máquina e visão computacional para desafios de dados em astronomia, gerados em novas detecções e maior desempenho. A aplicação dessas técnicas em escala transformadora para a ciência da tecnoassinatura de rádio, " Disse Ma.

Busca por vida extraterrestre precisa ser levada a sério, dizem cientistas

Inteligência Artificial encontra oito candidatos a sinais de inteligência extraterrestre


Gráficos em cascata dos oito sinais de interesse.
Cada painel tem largura de 2.800 Hz e os eixos x são referenciados ao centro do trecho onde o sinal se encontra.

ESTAMOS SÓZINHOS NO UNIVERSO ? 

A equipe já está reexaminando esses oito novos alvos de interesse, mas ainda não conseguiu novas detecções de nenhum desses sinais.

Contudo, essa nova abordagem de análise de dados pode permitir que os astrônomos entendam com mais eficácia os dados que coletam e ajam mais rapidamente para reexaminar os alvos, não deixando que vários anos se passem sem que uma fonte potencial seja observada novamente.

"Estamos ampliando esse esforço de busca para um milhão de estrelas hoje com o MeerKAT aceito, e vamos além. Acreditamos que um trabalho como esse ajuda a acelerar a taxa com que podemos fazer descobertas em nosso grande esforço para responder à pergunta 'Estamos sozinhos no universo?'", concluiu Ma.

COMEÇA A MAIOR BUSCA JÁ FEITA POR SINAIS DE VIDA EXTRATERRESTRE

Bibliografia:

Artigo: Uma pesquisa de aprendizado profundo por assinaturas tecnológicas de 820 estrelas próximas
Autores: Peter Xiangyuan Ma, Cherry Ng, Leandro Rizk, Steve Croft, Andrew PV Siemion, Bryan Brzycki, Daniel Czech, Jamie Drew, Vishal Gajjar, John Hoang, Howard Isaacson , Matt Lebofsky, David MacMahon
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-022-01872-z

FONTES:
IA oito encontra candidatos a sinais de inteligência extraterrestre
Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/01/2023
Inteligência Artificial encontra oito candidatos a sinais de inteligência extraterrestre
A IA promete aumentar a velocidade e a precisão na busca por inteligência extraterrestre.
[Imagem: Breakthrough Listen / Danielle Futselaar]
Gráficos em cascata - Fonte 
[Imagem: SETI Institute] 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...