quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

SABEDORIA PRÁTICA

 

A sabedoria pode nos levar a cuidar do mundo e de nós mesmos.
[Imagem: AndreasAux/Pixabay]

LIDAR COM MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Para lidar com as mudanças climáticas, use a sabedoria prática

SABEDORIA PRÁTICA

Ante a dificuldade de convencer as empresas, as autoridades e parte do público da importância das medidas até para lidar com as mudanças climáticas, os cientistas estão propondo usar agora uma ferramenta bem diferente da tradicional "verdade científica", que não está dando resultados:

A SABEDORIA PRÁTICA consiste basicamente em ponderar qual seria o melhor curso de ação para lidar com uma determinada situação, em contraposição a buscar posições idealistas, mas frequentemente inatingíveis. Segundo os filósofos gregos, a sabedoria prática é a virtude central dos cidadãos envolvidos na vida pública e social. É a capacidade de navegar em situações complexas e controversas com vontade e habilidade.

Além disso, os estudos sobre a sabedoria sugerem que a busca da sabedoria é preferível à busca do conhecimento, permitindo que profissionais e pesquisadores encontrem maneiras novas e racionais de enfrentar desafios urgentes sem depender de ideias técnicas e positivistas de racionalidade.

E esta é uma abordagem útil quando há valores conflitantes, desigualdades de poder e lacunas de conhecimento, exatamente como acontece agora no desafio de nos adaptarmos às mudanças climáticas.

"Na ciência do clima, sem um princípio orientador nós podemos ficar atolados na complexidade de ideias e contextos concorrentes, o que leva à paralisia. Isso ocorre apesar das melhores intenções de encontrar soluções oportunas para orientar ações eficazes," disse a professora Coleen Vogel, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.

SABEDORIA PRÁTICA PODE SUBSTITUIR

A ideia é substituir a pretensão das "verdades científicas" por ações voltadas para o bem comum.

MUDANÇAS TRANSFORMADORAS 

A professora Vogel liderou uma grande equipe de climatologistas e especialistas em ética e filosofia que está propondo reunir todos os envolvidos nas discussões climáticas e de sustentabilidade em um conjunto de esforço onde a colaboração seja mantida na mais alta consideração.

O principal argumento é que o envolvimento com a sabedoria prática e a ética da virtude pode aumentar a capacidade dos pesquisadores de promover as mudanças transformadoras que o mundo precisa, fugindo do tradicional "Nós, cientistas, dizemos o que vocês devem fazer". "Essa abordagem também é focada no aprendizado e na reflexividade", disse Vogel.

Para dar o exemplo, a equipe foge das propostas teóricas, mostrando como a sabedoria prática funcionou ao abordar problemas do mundo real, como sistemas alimentares na África do Sul, preservação da biodiversidade na terra indígena Maori, espaços verdes em pequenas cidades alemãs e combustível da água na Hungria.

O Laboratório de Alimentos da África Austral (SAFL), por exemplo, adotou o princípio orientador da sabedoria prática em seu Projeto de Cenário do Futuro Alimentar. O projeto divulgou histórias transformadas sobre o futuro do sistema alimentar por meio da interação, comunicação e colaboração entre diferentes atores, incluindo aqueles com interesses conflitantes.

Quando um ativista criticou o processo de diálogo, a equipe respondeu de uma forma que demonstrou seu compromisso com o engajamento contínuo, em vez da polarização. Todos os participantes concordaram em permanecer engajados e buscar conexão uns com os outros para considerar as soluções para a fome.

SABEDORIA NAS UNIVERSIDADES 

A professora Vogel e seus colegas estão propondo também que as universidades e os institutos de pesquisa adotem a sabedoria prática em sua medição do que é uma ciência de boa qualidade. Eles afirmam que, se as instituições de pesquisa desejam ser líderes viáveis ​​​​no mundo de hoje e cumprem seu compromisso de servir ao bem público, elas precisam investir mais e melhorar na criação de condições para cultivar a sabedoria prática.

A sabedoria prática pode ajudar as universidades a se tornarem atores poderosos da mudança, dizem eles.

"Nós vivemos em uma época de crises múltiplas e interconectadas. Estamos todos juntos nisso. A sabedoria prática como princípio orientador fornece uma maneira de lidar com desafios complexos, agora e no futuro", concluiu Vogel.

Bibliografia:

Artigo: Sabedoria prática e ética das virtudes para a coprodução do conhecimento na ciência da sustentabilidade
Autores: Guido Caniglia, R. Freeth, C. Luederitz, J. Leventon, SP West, B. John, D. Peukert, DJ Lang, H. von Wehrden, B. Martín-López, I. Fazey, F. Russo, T. von Wirth, M. Schlüter, C. Vogel
Revista: Natureza Sustentabilidade
DOI: 10.1038/s41893-022-01040-1






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRAFICA PERTINHO DE VOCÊ

  UMA GRÁFICA DE TIRAR O CHAPÉU!! TUDO PERTINHO DE VOCÊ. ESCOLHA SEU SERVIÇO AQUI https://ninki.com.br/cards/ninki.html O QUE FAZEMOS: SERVI...