domingo, 5 de novembro de 2023

COOPERAÇÃO

 

Cooperação:
o segredo de sobrevivência das formigas e do sucesso das equipes

A cooperação é, sem dúvidas, uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. Mas não apenas isso.

É, também, uma característica que enriquece nossa sociedade e nos permite ir além, ultrapassando barreiras do individualismo para juntos conquistarmos mais.

Neste artigo você vai entender o que é cooperação e descobrir como melhorar essa habilidade. Não deixe de ler até o final! 

O QUE É COOPERAÇÃO ?

Cooperação é o ato ou efeito de cooperar. Mas afinal, o que significa cooperar?

A cooperação é uma ação coletiva, na qual ao menos duas pessoas estão envolvidas, unindo esforços em prol de um mesmo objetivo. Trata-se de uma ação conjunta que visa determinado objetivo comum.

Você sabe o que significa cooperação? Segundo o dicionário, cooperação tem como significado:

Ação de cooperar, de auxiliar e colaborar, prestando ajuda ou auxílio; dar contribuição para; colaboração ou contribuição.

Pode-se dizer, assim, que cooperação é uma ação, uma atitude, normalmente voluntária, mas que também pode ser motivada, como trabalho em grupo na escola.

Essa ação é realizada pelo indivíduo em conjunto com outros indivíduos, com intenção de prestarem-se auxílio mútuo para alcançarem juntos determinado fim.

A cooperação no trabalho é essencial para o sucesso das equipes. No ambiente profissional, cooperar deve fazer parte do dia a dia de todos os funcionários. Pois, ainda que desempenhem funções diferentes, todos estão ali por um mesmo objetivo: o sucesso da empresa.

Por isso a cooperação entre os diversos setores é elemento indispensável a uma boa cultura empresarial. Quando todos os colaboradores encontram-se alinhados, olhando juntos para a mesma direção, os resultados alcançados podem ser surpreendentes. 


COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO 

Dificilmente em um ambiente competitivo, a cooperação terá espaço. Quando cada indivíduo está preocupado com o próprio sucesso, não existem motivos para cooperar com os demais para o objetivo deles, afinal, não é o seu objetivo.

Competição é quando os indivíduos disputam entre si e somente um pode-se considerar vencedor. Se estou competindo para uma promoção com outro colega, não tenho por que cooperar com este: se ele alcançar o objetivo dele, deixarei de alcançar o meu.

Assim, a cooperação se demonstra necessária ao trabalho em equipe. Uma equipe na qual os indivíduos competem entre si não obterá resultados satisfatórios. Onde a cooperação está presente, a competição não tem espaço para ocupar.


COOPERAÇÃO e COLABORAÇÃO 
Embora possuam certa similaridade, cooperação e colaboração não são a mesma coisa.

Cooperar significa unir esforços para um objetivo comum, como dito anteriormente. O ato da cooperação se concretiza quando você cumpre sua parte para alcançar o resultado esperado. 

Colaborar, por sua vez, demonstra-se como uma atitude mais ativa e profunda. Consiste em ter a preocupação de entender todo o processo e buscar maneiras de fazer com que a sua parte (sua cooperação) tenha o maior e melhor impacto possível.

Afinal, qual a diferença entre cooperação e colaboração? A atitude. A primeira pode ser mais passiva e superficial: fazer a sua parte para o fim comum. Já a segunda, colaboração, consiste em ir além, tendo uma postura mais ativa e contribuindo (ou colaborando) em maior grau.

POR QUE COOPERAR É TÃO IMPORTANTE? 
Se você está lendo até aqui é porque tem interesse em conhecer quais os benefícios da cooperação. Tentando fugir dos inevitáveis clichês, só consigo me lembrar daquele famoso ditado:

“Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe” – Autor Desconhecido. 

Acredito que a importância da cooperação é demonstrada pelos resultados. Equipes que trabalham unidas e com foco no mesmo objetivo certamente produzem mais e melhor do que equipes desunidas.

Ambientes competitivos tendem a ser hostis e, consequentemente, os resultados não são tão surpreendentes. Ainda que um ou outro indivíduo produza mais e melhor em um ambiente assim, a tendência é que a média das pessoas produza menos. E a exceção só confirma a regra. 

“Tornamo-nos mais fortes quando descobrimos o poder da cooperação.” – João Alberto Catalão

Para demonstrar a importância da cooperação, quero lembrar você de como a natureza está cheia de exemplos bem-sucedidos de cooperação e solidariedade.

A cooperação se demonstra fundamental para a sobrevivência de várias espécies de animais. Um bom exemplo são as formigas. Observe a foto abaixo:

Note como elas trabalham juntas para levar o galho muito maior do que elas até o formigueiro. Do mesmo modo, tarefas como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas são divididas entre os membros do formigueiro.

Seu comportamento cooperativo é crucial para a alimentação, reprodução e defesa do grupo. Sem cooperação, as formigas não sobrevivem.

O mesmo ocorre com as empresas: sem a cooperação entre seus funcionários e diretores, dificilmente o negócio sobreviverá. É aquele negócio, sozinhos vamos mais rápido, mas juntos... ah, juntos vamos muito mais longe!

COMO SER UM BOM COOPERADOR 
Agora que você já entendeu o que é cooperação e por que é tão importante cooperar, confira 6 dicas para ser um bom cooperador:

1. Seja empático e aprenda a escutar
Para praticar a cooperação, você deve desenvolver empatia. Aprenda a colocar-se no lugar dos outros e a compreender que cada pessoa pensa e age de uma forma e que não há nada de errado nisso. 

Quando for conversar com alguém, ouça de verdade. Preste toda atenção no que as outras pessoas dizem e se interesse verdadeiramente pelo que elas têm a dizer.

2. Não monopolize seus conhecimentos
Ensine aos outros o que você sabe. Não tente ser insubstituível: isso jamais será bom. Entenda que o conhecimento quando compartilhado se multiplica e não se subtraí.

Se só você sabe mexer em certo sistema, isso não é bom para você e nem para a empresa. Passe o conhecimento adiante: isso é cooperar.

3. Pare de querer fazer tudo sozinho
Aprenda a dividir suas responsabilidades e a delegar tarefas. Pare de querer tudo do seu jeito e aprenda a aceitar que outras pessoas façam o que precisa ser feito, ainda que de um jeito diferente do que você faria.

4. Peça ajuda
Tire da sua cabeça que ao pedir ajuda você está demonstrando fraqueza. As pessoas, geralmente, gostam de se sentir úteis.

Se você tem colegas que sabem mais sobre aquilo que você ou se você precisa de uma segunda opinião, peça ajuda! Não tente fazer tudo sozinho: aprenda a cooperar.

5. Dê o exemplo: ofereça ajuda
Não seja aquela pessoa que apenas pede ajuda e delega tarefas. Coloque a mão na massa!

Se ofereça para ajudar seus colegas quando tiver tempo livre ou esteja disposto a ceder parte do seu tempo a atividades coletivas do seu trabalho. Ajude sempre que possível.

6. Valorize os pequenos atos
Agradeça toda ajuda que receber, ainda que seja pequena, como emprestar um clips. Faça com que as demais pessoas da sua equipe sintam-se reconhecidas a cada pequeno esforço que realizarem para o objetivo comum.

“Quando todos nós percebermos que a vida não se trata de uma competição, mas sim, de cooperação, descobriremos o verdadeiro segredo para prosperar.” – Bruno Marcussi

Espero que você tenha entendido o que é cooperação e a sua importância. Saber cooperar é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho que pode te abrir várias portas.

Aprenda a ser cooperativo e faça da cooperação um hábito. Você e sua equipe só têm a ganhar com isso! 




PONTOS DE REFLEXÃO

Cooperação é todos juntos ajudando a realizar alguma coisa.
Cooperação é trabalhar juntos com paciência e afeição.
A cooperação existe quando as pessoas trabalham para um objetivo comum.
A cooperação requer que se reconheça o valor do papel de cada um e que se mantenha uma atitude positiva.
Aquele que coopera cria bons votos e sentimentos puros em relação aos outros e à tarefa.
Ao cooperar, há necessidade de saber o que é preciso. Às vezes, precisamos de uma ideia, às vezes precisamos deixar a nossa ideia. Às vezes precisamos conduzir e às vezes precisamos ser conduzidos.
A cooperação é governada pelo princípio do respeito mútuo.
Aquele que coopera recebe cooperação.
Onde há amor há cooperação.
Ao manter-me consciente dos meus valores, posso oferecer cooperação.
Coragem, consideração, cuidado e compartilhamento proporcionam uma base para a cooperação. 



FONTES:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...