sexta-feira, 10 de novembro de 2023

LIBERDADE

 


PONTOS DE REFLEXÃO


SÓ FIQUE PRESO AO QUE TE LIBERTA!!

A liberdade reside dentro da mente e do coração.

A liberdade é um presente precioso.

Pode haver liberdade plena quando os direitos estão em equilíbrio com as responsabilidades.

Há liberdade plena quando todos têm direitos iguais.

Todas as pessoas têm direito de ser livres. Para que todos sejam livres, cada um deve respeitar os direitos dos outros.

A liberdade interior é experimentada quando eu tenho pensamentos positivos em relação a todos, incluindo a mim mesmo.

As pessoas querem liberdade para viver uma vida de propósitos, para escolher livremente um estilo de vida no qual possam, com seus filhos, crescer de maneira saudável e prosperar através do trabalho de suas mãos, mente e coração.

A liberdade pode ser erroneamente compreendida como um protetor que dá permissão para “fazer o que eu gosto, para quem quer que eu goste.” Esse conceito é enganoso e um mau uso da escolha.

A verdadeira liberdade é exercitada e experimentada quando os parâmetros são definidos e compreendidos. Os parâmetros são determinados pelo princípio de que todos têm, igualmente, os mesmos direitos. Por exemplo, o direito à paz, felicidade e justiça é inato, independente de religião, cultura ou gênero.

Violar os direitos de um ou mais para proporcionar liberdade a si mesmo, à sua família ou nação é um mau uso da liberdade. Esse tipo de mau uso, normalmente,  torna-se um revés, impondo, em algum momento, uma condição de constrangimento e, em alguns casos, opressão para o violado e o violador.

Liberdade plena funciona apenas quando os direitos estão em equilíbrio com as responsabilidades e a escolha está em equilíbrio com a consciência.

Liberdade interior é estar livre de confusão e complicações dentro da mente, intelecto e coração, que se originam da negatividade.

A liberdade interior é experimentada quando eu tenho pensamentos positivos em relação aos outros e a mim mesmo.

A liberdade é um processo contínuo. Como podemos criar e manter esse processo?

A autotransformação inicia o processo de transformação do mundo. O mundo não estará livre de guerra e injustiça até que os indivíduos se libertem.

O poder mais forte para colocar um fim nas guerras internas e externas é a consciência humana. Todo ato de liberdade, quando alinhado com a consciência humana, é libertador, empoderador e facilitador.


O QUE É LIBERDADE ?

Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade.

Na tradição cristã, a liberdade está muitas vezes identificada como livre-arbítrio. Já no direito, liberdade está também relacionada com os direitos de cada cidadão.

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade.

A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.


Alguns exemplos de liberdades são:


Liberdade de pensamento

Liberdade de opinião

Liberdade de expressão

Liberdade religiosa

Liberdade de imprensa

Liberdade de ir e vir

Liberdade condicional

Liberdade na Filosofia

A liberdade é um dos temas principais tratados pela tradição da filosofia. Uma das primeiras definições de liberdade está presente no pensamento de Aristóteles. Para ele, a liberdade está baseada na possibilidade de realizar escolhas orientadas pela vontade. 

Entretanto, a liberdade deveria estar acompanhada do conhecimento. Para Aristóteles, o conhecimento é a ferramenta capaz de ampliar as possibilidades de escolha e tornar o indivíduo mais livre e capaz de realizar sua finalidade, a busca pela felicidade.

Na filosofia medieval, a liberdade estava diretamente relacionada com a faculdade do livre-arbítrio. Os seres humanos são dotados de liberdade por Deus para que possam (livremente) seguir os ensinamentos Dele e alcançarem uma vida virtuosa orientada pela fé.


Já nas raízes do pensamento liberal desenvolvidas por John Locke, os indivíduos teriam abandonado a liberdade natural e passaram a viver sob o governo de um Estado que pudesse garantir o seu direito à propriedade. A vida passa a ser orientada pelas leis e inaugura-se a liberdade civil.


Segundo Kant, liberdade está relacionado com autonomia, é o direito do indivíduo criar regras para si mesmo, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através da vontade em conformidade com as leis morais.


Já no século XX, Sartre afirma que a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. Os seres humanos estariam condenados a serem livres, são obrigados a realizar escolhas e para construir sua própria existência. 

Assim, pode-se pensar na liberdade como o direito a agir de acordo com própria vontade, sem limitações impostas por outras pessoas. 

SÓ FIQUE PRESO AO QUE TE LIBERTA!!

PROTEJA AS CRIANÇAS!!

Veja também:

#Liberdade #Autonomia #Livre-arbítrio #SerLivre #Livre #ViverLivre #DireitoDeLiberdade 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRAFICA PERTINHO DE VOCÊ

  UMA GRÁFICA DE TIRAR O CHAPÉU!! TUDO PERTINHO DE VOCÊ. ESCOLHA SEU SERVIÇO AQUI https://ninki.com.br/cards/ninki.html O QUE FAZEMOS: SERVI...