sexta-feira, 19 de abril de 2024

MONOCICLO COM DUAS PERNAS

 

MONOCICLO COM DUAS PERNAS SERÁ IDEAL PARA FAZER ENTREGAS 

O robô foi inspirado no veículo que o General Grievous usa em Guerra nas Estrelas.

HÍBRIDO RODA PERNAS
Rodas e pernas têm suas vantagens, então por que não combinar as duas?

Kevin Gim e Joohyung Kim, da Universidade de Illinois, nos EUA, fizeram justamente isto, criando um monociclo robótico com duas pernas, que podem funcionar como apoio ou como pernas mesmo, fazendo o robô andar, em vez de "circular".

O mecanismo híbrido roda-pernas permite que o robô enfrente diversos terrenos, desde áreas urbanas até dentro de casa ou de um escritório. E a capacidade de manobrar em espaços estreitos significa que este projeto pode ser adaptado para a parte final das entregas, quando os caminhões e motos de entregadores têm dificuldade de se aproximar do destinatário final.

Os dois pesquisadores reconhecem que este não é o primeiro robô a usar um design com rodas e pernas, mas o Ringbot parece ser o primeiro desse tipo inspirado em monociclos. 

"As vantagens e desvantagens inerentes aos robôs com rodas e pernas motivaram os pesquisadores de robótica a se aprofundarem no projeto de robôs transformáveis com rodas e pernas para integrar os pontos fortes de ambos os tipos," disse Kim.

MONOCICLO COM DUAS PERNAS SERÁ IDEAL PARA FAZER ENTREGAS 


Diversos modos de atuação da motorização híbrida roda-pernas.

MONOCICLO COM PERNAS 

Ao contrário do uniciclo, no qual o piloto se senta acima do volante, o piloto do monociclo fica dentro do volante. Para os pilotos humanos, os monociclos representam muitos desafios: A roda geralmente está diretamente no centro da visão e pode ser difícil de virar o veículo e controlá-lo em velocidades mais baixas.

O design do Ringbot evita algumas dessas deficiências: A roda grande funciona como estrutura do corpo do próprio robô, enquanto as pernas integradas ajudam o monociclo a se equilibrar e evitar quedas. 

Os pesquisadores afirmam que observaram como as pessoas usam as pernas ao operar pequenos veículos de rodas e aplicaram isso à sua tecnologia: Cada uma das duas pernas do Ringbot é montada em um módulo de acionamento dentro da roda, e os módulos de acionamento são comparáveis a "dois hamsters em uma roda de hamster", dizem eles.
 

ASSISTIR NO YOUTUBE
Ringbot: Monocycle Robot with Legs

ROBÔ PARA ENTREGAS

Alguns o taxarão de futurístico, outros poderão preferir esquisito, mas a coisa funcionou tão bem que os pesquisadores estão ansiosos para testá-lo em entregas. "Nas grandes cidades, muitas bicicletas e motocicletas navegam no trânsito para atender às necessidades de entrega, graças à sua capacidade de manobrar em espaços estreitos," disse Kim. "Planejamos aprimorar os recursos do Ringbot especificamente para entregas de última milha em ambientes congestionados, com o objetivo de automatizar e otimizar os processos de entrega." 

Agora com financiamento da Hyundai, a dupla planeja para adicionar "braços" para que o robô possa segurar os pacotes dentro da roda, enquanto usa as pernas para se mover pelo chão. "Com esta melhoria, o Ringbot terá a capacidade de navegar rapidamente pelas estradas usando suas rodas enquanto atravessa escadas e terrenos acidentados usando suas pernas," disse Kim.

Bibliografia:

Artigo: Ringbot: Monocycle Robot With Legs
Autores: Kevin Genehyub Gim, Joohyung Kim
Revista: IEEE Transactions on Robotics
DOI: 10.1109/TRO.2024.3362326


FONTE:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...