segunda-feira, 1 de abril de 2024

OBJETOS DE MADEIRA COM IMPRESSAO 3D

 

A impressão 3D com madeira torna tudo mais ambientalmente amigável.

Impressão 3D Com Madeira

Parece não haver limites para a versatilidade da impressão 3D, que avançou agora sobre uma das últimas fronteiras em termos de materiais que podem ser utilizados na fabricação aditiva. 

Shajedul Thakur e colegas da Universidade Rice, nos EUA, desenvolveram uma técnica para utilizar a impressão 3D para criar estruturas de madeira. Além de tipicamente sustentável, o uso de madeira como matéria-prima lida com uma das maiores críticas em relação aos processos atuais de impressão, muito dependentes de resinas e outros materiais não sustentáveis ou de difícil reciclagem.

E a impressão 3D de madeira também aborda a própria ineficiência da indústria madeireira, marcada pelo desperdício gerado durante os processos de modelagem e usinagem, em que grande parte da madeira original vira serragem, que deve ser retirada para que o objeto que se deseja fabricar tome forma.

"A capacidade de criar uma estrutura de madeira diretamente a partir dos seus próprios componentes naturais prepara o terreno para um futuro mais ecológico e inovador," disse o professor Muhammad Rahman. "Isso anuncia uma nova era de construção sustentável em madeira impressa em 3D."


Impressão 3D com madeira torna tudo mais ambientalmente amigável

Os objetos ficam com resistência, textura e até cheiro de madeira.

Tem até cheiro de madeira natural

O desenvolvimento envolveu otimizar a composição da tinta, ajustando a proporção de lignina, nanofibras e nanocristais de celulose, mantendo o equilíbrio natural do compósito lignina-celulose, tudo à base de água, sem uso de solventes danosos, como ocorre no caso das chamadas madeiras engenheiradas.


Embora a lignina seja um dos biopolímeros mais abundantes na Terra, ela é o produto menos valorizado nas indústrias baseadas na madeira, como a de papel e celulose. 

Após a impressão, a equipe realizou análises abrangentes para avaliar a superfície e as estruturas internas da madeira impressa em 3D, comparando os objetos impressos com objetos similares fabricados de madeira natural pelos métodos tradicionais. Os resultados mostraram semelhanças com a madeira natural na textura, no aroma e na resistência à compressão e flexão.


As implicações da impressão 3D com madeira são de longo alcance, podendo revolucionar indústrias como a do mobiliário e da construção civil.


"Ao contrário das tentativas anteriores, este método utiliza exclusivamente componentes de madeira em nanoescala para impressão 3D, marcando um avanço significativo no campo," disse o professor Pulickel Ajayan.


OBSERVAÇÃO - Atualização 20/03/24 11:03: O texto foi alterado para acrescentar que a "tinta de madeira" é à base de água, sem adição de solventes.


Bibliografia:

Artigo: Three-dimensional printing of wood
Autores: Md Shajedul Hoque Thakur, Chen Shi, Logan T. Kearney, M. A. S. R. Saadi, Matthew D. Meyer, Amit K. Naskar, Pulickel M. Ajayan, Muhammad M. Rahman
Revista: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.adk3250


FONTE:

INVENÇAO TECNOLÓGICA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

  TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: A JANELA COM O MUNDO DOS ESPIRITOS A transcomunicação instrumental ou TCI, é uma fascinante área de estudo ...