sexta-feira, 7 de julho de 2023

CIDADE DE MADEIRA

 

Suécia vai construir uma cidade inteira de madeira


TEMA: Meio ambiente

Suécia vai construir uma cidade inteira de madeira

Visão artística do empreendimento depois de pronto.

CIDADE DE MADEIRA


Uma empresa da Suécia apresentou o projeto Cidade de Madeira de Estocolmo, o maior projeto de construção urbana em madeira do mundo.

As obras estão planejadas para começar em 2025 e os primeiros edifícios já deverão estar concluídos em 2027.

O projeto se estende por mais de 250.000 metros quadrados, onde serão instalados locais de trabalho, residências, restaurantes e lojas.

A nova área abrigará mais 7.000 escritórios e 2.000 residências em Sickla, no sul de Estocolmo - a capital da Suécia é em um extenso arquipélago, abrangendo 14 ilhas interligadas por mais de 50 pontes.

Segundo seus criadores, o projeto "demonstrará a inovação sustentável sueca no seu melhor".

"Este não é apenas um passo importante para nós como empresa, mas um marco histórico para a capacidade de inovação sueca," disse Annica Anas, presidente da Atrium Ljungberg. "A Cidade de Madeira de Estocolmo manifesta nosso futuro. Há uma forte demanda dos usuários por soluções inovadoras e sustentáveis - uma demanda que atendemos com esta iniciativa."

MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 

O setor imobiliário é crucial na transição verde, já que os edifícios respondem por até 40% das emissões mundiais de CO2.

Isto tem tornado a construção de casas e edifícios de madeira um tema quente de discussão em todo o mundo. Algumas aplicações inesperadas, como torres de madeira para turbinas eólicas, têm ganhado as manchetes, mas os projetos arquitetônicos concluídos até agora são tipicamente edifícios isolados ou prédios modulares.

Embora em países como o Brasil o uso de madeira seja automaticamente associado a desmatamento, nos países do hemisfério norte a indústria madeireira é secular, com plantios sustentáveis e realizados como qualquer outra cultura agrícola - embora existam também projetos tentando cultivar madeira em laboratório, dispensando o plantio.



VANTAGENS DOS PRÉDIOS DE MADEIRA

As construções modernas de madeira apresentam algumas vantagens interessantes, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Conforme demonstrado por várias pesquisas, as construções de madeira proporcionam melhor qualidade do ar, têm maior conforto térmico no verão e no inverno, reduzem o estresse, aumentam a produtividade e armazenam dióxido de carbono durante todo o seu ciclo de vida.

A questão da segurança também tem sido avaliada, com projetos propondo arranha-céus de madeira resistentes a terremotos.


TECNOLOGIA DA MADEIRA 

Indo além do setor de construção, um extenso estudo realizado ao longo dos últimos anos pelo Instituto Florestal Europeu mostrou como a madeira pode ser um caminho para uma vida ambientalmente amigável.

E, indo além dos usos e aplicações tradicionais, a tecnologia da madeira está vivendo um boom em todo o mundo, com inovações desde madeiras transparentes e madeiras resistentes ao fogo até as mais inesperadas, como transistores de madeira e todo um campo da eletrônica flexível feita com madeira.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANOMALIA DO ATLÂNTICO SUL

  O universo é repleto de fenômenos misteriosos que desafiam nosso entendimento e despertam a curiosidade da comunidade científica e do públ...