quarta-feira, 5 de julho de 2023

NATUROLOGIA

 


O QUE É NATUROLOGIA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA 

A Naturologia é uma área da saúde baseada na teoria do vitalismo que busca, a partir de métodos de tratamento naturais, a prevenção de doenças, o equilíbrio do organismo, a qualidade de vida e a saúde do ser de maneira geral.

Sua aplicação leva em consideração aspectos emocionais, mentais, físicos, sociais e da relação do ser com a natureza. Sendo assim, o naturólogo – profissional da área – procura analisar e conhecer o todo do sujeito, afim de possibilitar a autorreflexão, o autoconhecimento e o auto cuidado a ele, para que ele próprio seja capaz de gerar mudanças de dentro para fora.

Pode-se dizer, então, que o grande princípio da Naturologia é cuidar da saúde para não ter que tratar a doença.


HISTÓRIA DA NATUROLOGIA

Em meados de 1990, intensifica-se a preocupação em fundamentar e estabelecer de fato a aplicação efetiva e o estudo dos tratamentos tradicionais, complementares e integrativos que, até o momento, englobavam um grupo distanciado, em resposta à crescente procura dessas práticas.

Então, devido à demanda do mercado e reivindicações públicas originadas na constituição do SUS, surgiu o Bacharelado em Naturologia no Brasil, constituindo uma formação de nível superior para atuar com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Sendo assim, em 1994, a Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Doutor Bezerra de Menezes em Curitiba criou o curso técnico em Naturologia; em 1998, a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) em Florianópolis, criou o primeiro curso superior (Bacharelado) de Naturologia do país e em 2002 a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, criou o segundo curso de Naturologia.

Mesmo assim, em entrevista da TVPUC com o coordenador e docente do curso da Anhembi Morumbi, Caio Fábio Portella afirma que ainda um estranhamento de algumas pessoas diante dessa ciência ainda é algo presente na sociedade, inclusive, alguns a entendem como algo místico, enquanto na verdade é uma área baseada em estudo com bases conceituais e científicas, caminhando junto com a ciência e não opostamente a ela.

Além disso, existem também dificuldades maiores que a área da Naturologia enfrenta em termos de reconhecimento, basicamente em função de interesses econômicos.

Em 2010, ............ leia direto no link abaixo

E a antiética ........... leia direto no link abaixo

Com isso, percebe-se que a medicina convencional é muito forte no Brasil, principalmente por conta do sistema econômico em que o país está inserido, dando pouco espaço para ramos alternativos da área da saúde.

Por outro lado, Caio também diz em entrevista que o Brasil, em termos culturais, favorece a atuação do naturólogo por conta dos costumes do país, pois existe internamente uma raiz muito forte de medicinas tradicionais herdadas dos povos indígenas que ainda refletem nos hábitos dos cidadãos brasileiros, fazendo parte da própria cultura nacional.

Mas, apesar dessa análise, o profissional reconhece que, ainda assim, há uma dificuldade em atuar na área, por tratar-se ainda de um grupo profissional pouco reconhecido oficialmente. “Nadar contra a correnteza é sempre desafiador”, afirma o especialista.

Leia Mais:

FALA UNIVERSIDADES 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRAFICA PERTINHO DE VOCÊ

  UMA GRÁFICA DE TIRAR O CHAPÉU!! TUDO PERTINHO DE VOCÊ. ESCOLHA SEU SERVIÇO AQUI https://ninki.com.br/cards/ninki.html O QUE FAZEMOS: SERVI...