domingo, 23 de julho de 2023

ÓLEOS NATURAIS PARA A PELE SECA

 


TUDO É BOM, QUANDO SE PRECISA...

Óleos Essenciais Para a Pele Seca

Para pessoas com pele seca, os óleos se tornam uma verdadeira salvação. Mesmo quando cremes caros de fato se mostram impotentes, esse produto sempre ajuda. Mas quais óleos são adequados para cada caso específico? Descubra nesse artigo que fizemos com carinho para todos os nossos leitores!

VAARIEDADES DO PRODUTO 

Os óleos são divididos em óleos base e óleos essenciais: óleos base são aqueles que podem ser usados em sua forma pura, sem aditivos. Eles são capazes de resolver muitos problemas relacionados à derme seca e mostram suas melhores propriedades quando usados como um produto independente, embora possam ser misturados também. Ao comprar, você precisa ter certeza da naturalidade do produto e da ausência de quaisquer aditivos nele.

Quanto aos óleos essenciais, a situação é mais complicada, pois é preciso saber quais deles se combinam um com outro. Óleos essenciais são muito concentrados, de forma que devem ser diluídos no produto base – geralmente, são usadas apenas algumas gotas.

O uso deles na forma pura representa um risco para a pele e pode resultar em queimaduras. Usar óleos para fins cosméticos permite economizar em cremes caros.

Nem sempre os óleos cosméticos podem proporcionar um bom efeito; portanto, eles são melhores quando combinados com os óleos essenciais. 

Os mais populares desses últimos são:  

ÓLEO DE SEMENTES DE CENOURA: 

Remove toxinas, aumenta a reação protetora da derme;
Rosa: graças a este produto a pele fica aveludada e macia;
Néroli: capaz de reter a umidade dentro da epiderme, pode livrar a pele de irritações e eliminar manchas da idade.

Em peles secas, os óleos essenciais quase não são utilizados devido à grande concentração de sua forma pura. Seu uso pode causar irritações e, em alguns casos, queimaduras.

No entanto, existem óleos essenciais que têm um efeito calmante na pele seca.

Estes são: 

Camomila: tem efeitos anti-inflamatórios e emolientes;
Lavanda: alivia irritações;
Laranja: ajuda a hidratar e suavizar a derme irritada, bem como a manter o melhor equilíbrio de umidade da epiderme;
Jasmim: ao combiná-lo com óleo de amêndoa, é possível eliminar erupções cutâneas alérgicas e aliviar irritações. 

A pele seca pode permanecer jovem e bonita por muito mais tempo com o uso oportuno e adequado de óleos essenciais, que por vezes agem de forma muito mais eficaz que os cremes regulares e contribuem para a normalização do equilíbrio de gordura. 



PRODUTOS DE AMENDOA E COCO
Óleos cosméticos como o de amêndoa e coco são bastante adequados para a pele seca. 
A principal vantagem da amêndoa, por exemplo, é sua alta concentração de vitamina A, que é indispensável para esse tipo de derme, 
pois afeta diretamente a velocidade e a qualidade dos processos de recuperação.

O ÓLEO DE AMENDOA atrasa o processo de desbotamento. 

E se usá-lo regularmente, você pode se livrar de rugas. Graças a este produto, a superfície da pele fica hidratada e seu balanço hídrico gradualmente volta ao normal. 
Este produto ajudará a lidar com rachaduras e vincos que surgem devido à secura da pele.

Pessoas propensas a nervosismo e estresse, que são prejudiciais à condição da pele, devem aplicar o óleo durante a noite. 
De manhã, a superfície da derme se recupera e fica descansada.

O ÓLEO FEITO DE COCO, com seu agradável aroma, é ótimo para peles escamosas e secas. Com o uso do óleo, ela permanecerá macia por mais tempo.

Este óleo contém vitaminas dos seguintes grupos: B, PP e C.

Há também ácidos como: ácido oleico; láurico; caprílico; esteárico; palmítico.

A alta eficiência e excelentes resultados da utilização desse óleo se devem precisamente à sua rica composição química. O uso regular de máscaras com óleo de coco dará irresistibilidade e brilho à pele. A secura será substituída pela hidratação, a tez ficará melhor, as erupções cutâneas e as manchas da idade desaparecerão.

Para a preparação de máscaras, o mais indicado é comprar um óleo obtido por prensagem a frio. Para que o produto comece a agir o mais rápido possível, recomenda-se aquecer o óleo levemente em banho-maria a uma temperatura de 40-45 °C e aplicá-lo durante a noite por 20 a 30 minutos em uma superfície preparada (a pele deve ser limpa).

Depois de um tempo, use uma toalha de papel para remover o excesso de óleo.

QUALQUER PESSOA que use sistematicamente o óleo de coco não precisará de nenhum outro produto cosmético para hidratar a pele, visto que até mesmo uma pequena quantidade é suficiente para hidratar bem a superfície do rosto.



ÓLEO DE SOJA E AZEITE DE OLIVA 
A popularidade do produto da soja reside em sua composição, que conta com uma grande quantidade de TOCOFEROL, que fornece à pele a nutrição necessária, e lecitina, que ajuda a reparar as células danificadas e formar novas células.

Cosmetologistas do mundo inteiro recomendam o óleo de soja para o cuidado de peles secas, pois a ação do produto visa hidratá-la e nutri-la. Além disso, o uso deste produto aumenta a capacidade da derme de reter a umidade.

Caso a pessoa use regularmente, uma espécie de filme protetor que a protege dos efeitos agressivos do ambiente externo e da secagem é formada na derme. Excelentes propriedades emolientes do óleo de soja ajudam a lidar com os problemas da pele áspera e grossa.

Máscaras para a pele seca e desbotada frequentemente trazem azeite, que nutre, hidrata e suaviza a pele, ajudando-a a manter a umidade em sua superfície.

O AZEITE contém grandes quantidades de:
Gordura Monoinsaturada;
Vitaminas K, Е, D, B, A;
Vários Nutrientes.
Graças a esta composição, a derme preserva sua elasticidade e juventude por um longo tempo. As rugas param de aparecer, as existentes desaparecem, e os poros não ficam entupidos.

Mesmo quem tem pele sensível não deve ter medo de uma reação alérgica. O azeite pode ser usado como um produto independente ou como um dos componentes em máscaras hidratantes.


Ele vai bem com:
Vários Óleos Essenciais 
Gema de Ovo;
Queijo Cottage.

ÓLEO DE MAMONA E LINHAÇA
O produto único de mamona contém ácidos: oleico, linoleico e ricinoleico.
Além disso, traz vitaminas, proteínas e antioxidantes. Este é um produto muito valioso que hidrata a derme seca.

O ÓLEO DE MAMONA é capaz de suavizar a pele áspera e lutar contra a pele escamosa. Ele tem efeitos antienvelhecimento e clareamento, além de sua capacidade de eliminar:  
Rugas;
Sardas;
Manchas de Idade. 

Embora os componentes do óleo de mamona tenham propriedades úteis, é necessário realizar um teste de alergia antes de seu uso, pois os ácidos podem provocar reações adversas.

Cosmetologistas recomendam usá-lo em combinação com os seguintes óleos base:
Pêssego;
Azeite de Oliva;
Abacate;
Espinheiro Marítimo e outros.
O óleo de mamona serve como uma excelente base para máscaras faciais muito eficazes.

O óleo de linhaça também é considerado um produto natural altamente nutritivo obtido a partir de sementes de linhaça através da prensagem a frio. Apenas óleos não refinadas têm propriedades úteis, e contêm uma grande quantidade de vitaminas, principalmente F, A e E.

O produto também é rico em ácidos graxos saturados. Seu uso tem um efeito positivo na derme da face – a superfície da pele fica hidratada, nutrida e rejuvenescida. Isso é muito importante para pessoas com pele enrugada e seca ou flácida.

Já as propriedades de fortalecimento ajudam a tornar a pele mais elástica e resistente, eliminando pequenas imperfeições. É importante lembrar que o óleo de linhaça ou produtos que o incluem em sua composição podem ser armazenados em um recipiente aberto por não mais de 15 a 20 dias.

É bom que seja guardado na geladeira. Quando fechado, o óleo pode ser armazenado por até 12 meses a uma temperatura não superior a 10 °C. 


Produtos de Pêssego e Damasco
O óleo de pêssego é um dos melhores óleos para a pele seca. Este produto:

Elimina a desidratação celular;
Suaviza rugas finas;
Hidrata e nutre;
Elimina escamação;
Torna a pele flexível, macia e resistente.
Seu uso contínuo fortalece os vasos da derme e isso afeta positivamente sua cor, limpando os poros.
O pêssego é adequado para pessoas com pele seca e sensível, pois combate inflamações e irritações.

Já o Óleo de Damasco é rico em:

Ácidos Orgânicos;
Vitaminas А, Е, В, С;
Magnésio;
Potássio e outros microelementos.

Diferentemente de outros óleos, ele não permanece na superfície da derme e é bem absorvido sem que sobrem resíduos gordurosos.

O Óleo de Damasco é ideal para quem tem tendência à pele seca. Para hidratar, é necessário aplicá-lo na pele úmida. O óleo de damasco pode ser usado em lugar de um creme noturno. Para fazer isso, basta passar um pano umedecido com óleo no rosto. Não é necessário enxaguar, uma vez que os poros não ficam entupidos, e o óleo é bem absorvido.

Você também pode substituir o creme para os olhos por este produto. Se você aplicar apenas algumas gotas na pele ao redor dos olhos e pálpebras, depois de um tempo ela ficará lisa, as pequenas rugas não serão tão visíveis, e o inchaço desaparecerá. Compressas com óleo de Damasco ajudarão a eliminar:

Rugas faciais;
Escamações;
Irritações.



Óleo de Gergelim e Óleo de Jojoba

Um dos óleos úteis para a pele seca é o óleo de gergelim, que é rico em várias vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, ácidos orgânicos e gordurosos insaturados.

O óleo de gergelim contém também uma quantidade equilibrada de ácidos linoleico e oleico – um esses ácidos é pesado, enquanto o outro é leve, o que faz desse óleo um produto muito bem equilibrado.

Recomenda-se usá-lo para problemas com escamação, pois esse óleo é muito bem absorvido. É possível utilizá-lo também em sua forma pura ou incorporá-lo em máscaras nutritivas.

O produto é bastante oleoso, e por isso é perfeito para peles secas. Se você adicionar algumas gotas ao banho, a pele ficará aveludada e a secura será eliminada. Máscaras que usam produtos de gergelim são muito populares. Se você apenas o adicionar a um creme nutritivo, conseguirá melhorar bastante seu produto de cuidados faciais.

O óleo de jojoba também é ótimo produto para peles secas e com rugas. Na verdade, esse óleo é perfeito para qualquer tipo de pele. Ele é especialmente indicado para pessoas com problemas de:

Falta de Elasticidade;
Escamação;
Envelhecimento ou Desbotamento.

O desbotamento é motivo suficiente para comprar óleo de jojoba. Devido à consistência bastante espessa, é conveniente aplicá-lo em sua forma pura somente nas áreas mais problemáticas.

As áreas onde há descamação, por sua vez, devem ser lubrificadas algumas vezes ao dia.
O óleo de jojoba pode servir como um produto para o rosto, substituindo o creme.
Se você quiser aplicar este óleo em toda a superfície, é bom adicionar óleos mais leves, como:

Azeite de oliva;
Damasco;
Pêssego;
Semente de uva;

Os melhores óleos para a pele seca são aqueles que hidratam profundamente a derme sem torná-la muito oleosa e aqueles que têm uma consistência leve.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo e até a próxima! 


Fonte: 
Viver Natural








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRAFICA PERTINHO DE VOCÊ

  UMA GRÁFICA DE TIRAR O CHAPÉU!! TUDO PERTINHO DE VOCÊ. ESCOLHA SEU SERVIÇO AQUI https://ninki.com.br/cards/ninki.html O QUE FAZEMOS: SERVI...