sexta-feira, 14 de julho de 2023

O QUE A HUMANIDADE FICA FAZENDO NA TERRA

 


UM DIA NA TERRA

O QUE A HUMANIDADE FICA FAZENDO NA TERRA?

Tempo gasto pelos humanos em suas diversas atividades. 

NOVO MODO DE OLHAR O MUNDO

A maneira como passamos as 24 horas do dia determina não apenas nossas experiências de vida, mas também explica os efeitos que exercemos sobre o ambiente.

Como a população global é estimada hoje em 8 bilhões de pessoas, isso representa aproximadamente 190 bilhões de horas humanas por dia interagindo com o planeta.

Para tentar mensurar esse impacto, cientistas analisaram dados de uso do tempo e mão de obra de 2000 a 2019 (para evitar quaisquer efeitos da pandemia de covid-19) de mais de 140 países, representando 87% da população mundial.

"Queríamos saber como é a alocação de tempo da humanidade, calculada em média para todas as pessoas e em todos os países," explicou William Fajzel, da Universidade McGill, no Canadá. "Em outras palavras, se o mundo fosse uma única pessoa média, como seria o dia dela?" 

É uma técnica inédita para tentar criar novos modos de olhar o mundo, para ver como ele funciona e como esse funcionamento molda o futuro.

"Se quisermos navegar de forma sustentável pelas mudanças climáticas e pela perda de biodiversidade, nos adaptar às rápidas mudanças tecnológicas e atingir as metas de desenvolvimento global, é crucial entender o quadro geral de como o sistema humano global funciona, para que possamos ver onde há potencial para mudar," disse o professor Eric Galbraith, coordenador do estudo.

Minutos diários gastos em atividades econômicas.

Alocação do tempo da humanidade

Os pesquisadores categorizaram todas as coisas que as pessoas fazem durante o dia, incluindo atividades de trabalho e não-trabalho, de acordo com o propósito da atividade. Eles usaram 24 categorias, que se enquadram em três grandes grupos:

Atividades com a intenção de alterar o mundo externo (incluindo o fornecimento ou modificação de alimentos, energia, edifícios, manutenção dos arredores etc).

Atividades focadas diretamente nas mentes ou corpos humanos (incluindo cuidar da limpeza, aparência, humor e saúde de si e dos outros, bem como educação, religião, hobbies, socialização, esportes, mídia, descanso etc).

Organização de atividades dentro da sociedade (como transporte, comércio, finanças, direito e governança etc).


VEJA O QUE OS RESULTADOS MOSTRARAM

A maior parte do tempo vai para atividades centradas no ser humano - um pouco mais de 9 horas. Dormir ou estar na cama representa 9 horas adicionais (a estimativa global inclui jovens, que tendem a dormir mais horas).

Das 6 horas restantes, cultivar e coletar nossa comida, prepará-la, viajar e se movimentar e tarefas de alocação (como comércio, finanças, vendas, direito, governança, policiamento) ocupam cerca de 1 hora cada.

A gestão do nosso lixo representa apenas 1 minuto do dia global, em contraste com 45 minutos gastos na limpeza e manutenção de nossas residências. Toda a construção de infraestruturas e edifícios decorre em cerca de 15 minutos. 

Agrupamentos de atividades plotadas em termos de tempo de acordo com a renda.

O QUE FAZEMOS EM UM DIA HUMANO ?

Surpreendentemente, o tempo gasto em atividades como refeições, deslocamentos diários, asseio e higiene e preparo de alimentos não varia de forma sistemática com a riqueza material de uma população. Em contraste, o tempo gasto cultivando e coletando alimentos variou fortemente com a riqueza, de mais de 1 hora em países de baixa renda a menos de 5 minutos em países de alta renda.

Como o estudo incluiu atividades econômicas e não econômicas, uma parte do tempo total em cada uma das categorias descritas acima representa pessoas envolvidas em atividades econômicas - por exemplo, médicos e enfermeiras, cozinheiros e trabalhadores agrícolas etc. 

A equipe estima que toda a economia global ocupa cerca de 2,6 horas do dia humano médio. A produção agrícola e pecuária domina essa atividade econômica, seguida por atividades alocativas como comércio, finanças e direito, e indústria.

Embora essas 2,6 horas possam parecer pouco, para os dois terços da população mundial em idade ativa (de 15 a 64 anos) que compõem a força de trabalho isso equivale a cerca de 40 horas semanais de trabalho.

Os resultados indicam também como as atividades econômicas se encaixam no tecido geral da vida humana em escala global, indicando que há muito espaço para mudar a alocação de tempo em torno de certas atividades, como extração de materiais, fornecimento de energia e tratamento de resíduos - tudo isso hoje é realizado em cerca de sete minutos.

Bibliografia:
Artigo: The global human day
Autores: William Fajzel, Eric D. Galbraith, Christopher Barrington-Leigh, Jacques Charmes, Elena Frie, Ian Hatton, Priscilla Le Mézo, Ron Milo, Kelton Minor, Xinbei Wan, Veronica Xia, Shirley Xu
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (25) e2219564120
DOI: 10.1073/pnas.2219564120


FONTE:

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

  TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: A JANELA COM O MUNDO DOS ESPIRITOS A transcomunicação instrumental ou TCI, é uma fascinante área de estudo ...