sábado, 5 de agosto de 2023

HO’OPONOPONO

 

O Ho’oponopono é uma prática ancestral de cura, de origem havaiana, 
que significa corrigir um erro, acertando o que está errado. 

TODOS NÓS TEMOS SITUAÇÕES QUE NOS ENVOLVEM COM VÁRIAS PESSOAS

ENTÃO VALE DISSOLVER TUDO ISSO.

Era praticado nas comunidades havaianas quando ocorriam discórdias, conflitos ou problemas de relacionamentos entre seus membros: os envolvidos se reuniam na presença de um sacerdote e, através do Ho’oponopono, trabalhavam o perdão e a reconciliação entre eles.

Foi Morrnah Simeona, uma xamã e curandeira havaiana, quem simplificou a prática do Ho’oponopono.

Ela entendeu que não havia a necessidade de estar na presença de outras pessoas para praticá-lo. E começou a ensiná-lo da forma como nós o conhecemos hoje: praticando sozinhos, concedendo o amor e o perdão primeiramente a nós mesmos (o que ela considerava essencial) e, depois, às pessoas ou situações com as quais queremos nos harmonizar. “A paz começa comigo e com ninguém mais”, dizia ela.

Através do Ho’oponopono podemos liberar memórias negativas, crenças, bloqueios e traumas, além de harmonizar relacionamentos e situações em desequilíbrio.

A sua prática traz a libertação do que nos causa incômodo, nos deixa estagnados e impede que tenhamos uma vida mais próspera e feliz. 

A PRÁTICA DO AMOR, DO PERDÃO E DA GRATIDÃO

Uma das idéias centrais do Ho’oponopono é o fato de que somos responsáveis por tudo o que nos acontece, inclusive pelos acontecimentos ruins. Aceitar essa ideia é a chave para que tenhamos êxito na sua prática.

As situações conflituosas que acontecem em nossas vidas, muitas vezes de forma repetitiva, tem origem nas memórias “negativas” que estão guardadas no nosso subconsciente. A prática do Ho’oponopono ajuda a limpar essas memórias trabalhando as energias do amor, do perdão e da gratidão. 

Nos dias de hoje o Ho’oponopono é mais conhecido pelo mantra: Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. São 4 pequenas frases que, ao serem pronunciadas, ajudam a harmonizar nossas relações, remover bloqueios e até mesmo crenças limitantes, nos libertando de experiências mal resolvidas.

QUAL O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DO Ho’oponopono?
Cada palavra do Hoóponopono tem um significado. Podemos repetir esse mantra sempre que nos encontrarmos diante de um conflito. Devemos falar da seguinte maneira: Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Ele é repetido 108 vezes, e para nos ajudar com isto, usamos um colar conhecido como japamala, sobre o qual escrevemos este artigo.

Sinto muito
Significa que reconhecemos a nossa responsabilidade pelo que está acontecendo e acolhemos a situação para que ela possa ser liberada. 

Me perdoe
Pedimos perdão a nós mesmos e ao outro por ter causado essa situação. A energia do perdão tem o poder de requalificar as energias distorcidas, abrindo as portas para que elas sejam purificadas pelo amor. E libera a situação para que este ciclo seja encerrado.

Eu te amo
Enviamos amor para o que desejamos harmonizar e para nós mesmos. Ao repetir essa frase, estamos relembrando o amor que já existe dentro de nós e que nos conecta ao Criador. Através do amor tudo pode ser curado.

Sou grato
Somos gratos pelas nossas memórias, pela oportunidade de liberá-las, pelo aprendizado e pelo fortalecimento que elas nos trouxeram.


Mas é importante lembrar que, para que o Ho’oponopono realmente funcione, devemos compreender o seu significado e, ao repeti-lo, colocar nele toda nossa intenção de cura, e resolução do conflito ou problema que nos aflige. 

Ho’oponopono Oração Original
Embora seja mais conhecido pelo seu mantra, o Ho’oponopono possui uma oração que nos convida a um processo mais intenso de meditação e reflexão. 

Conheça a oração ho’oponopono completa original:
“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do Ho’oponopono: "eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato". Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. 


Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: "eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato."


Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. 

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “minhas memórias, eu te amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim”. Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. 

Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. 

Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão.

Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. 

Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que: Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é”. 

Esta oração Ho’oponopono original nos remete ao sentimento de Unidade (“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.”), e à nossa ancestralidade (Se eu, minha família, meus parentes e antepassados…”) e que limpa as memórias não somente do tempo atual, mas também das nossas vidas passadas e as que herdamos dos nossos ancestrais (“…desde o início de nossa criação até o presente…”).

Orações Ho’oponopono Compiladas
Você quer várias orações, decretos, petições e ferramentas tudo já compilado para facilitar seu momento de oração? 

Conheça o Ho’oponopono Fortal.
Esclarecimentos sobre o uso do japamala e também outras ferramentas que lhe ajudarão a tirar o melhor proveito e ainda fortalecer a sua prática do Ho’oponopono.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRAFICA PERTINHO DE VOCÊ

  UMA GRÁFICA DE TIRAR O CHAPÉU!! TUDO PERTINHO DE VOCÊ. ESCOLHA SEU SERVIÇO AQUI https://ninki.com.br/cards/ninki.html O QUE FAZEMOS: SERVI...