quarta-feira, 16 de agosto de 2023

SOBRE HECTARES


Um hectare, representado pelo símbolo ha, é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares ou a 10 000 metros quadrados.

Portanto, um hectare é equivalente a:

10 000 000 000 mm²

100 000 000 cm²

1 000 000 dm²

10 000 m²

100 ares ou dam²

1 hm²

0,01 km²

10 dunans métricos (esta unidade não é membro oficial do Sistema Internacional)

0,003861020 milhas quadradas

2,4610538146717 acres internacionais

2,4710439 acres norte-americanos

107 640 pés quadrados

As unidades de área são padrões estabelecidos mediante acordos para facilitar o intercâmbio de dados nas medições cotidianas ou científicas, e simplificar radicalmente as transações comerciais.

A medição é a técnica por meio da qual se atribui um número a uma propriedade física, como resultado da comparação daquela propriedade com outra similar, tomada como padrão e adotada como unidade. A medida duma área dá lugar a duas quantidades diferentes só se usarmos distintas unidades de medida. Foi assim que surgiu a necessidade de estabelecer uma unidade de medida única para cada magnitude, de maneira que a informação fosse facilmente compreendida por todos.

Sistema Internacional de Unidades

Unidade básica:

metro quadrado

Múltiplos:

quilômetro quadrado

hectare ou hectômetro quadrado

Um hectare, representado pelo símbolo ha, é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares ou a 10 000 metros quadrados.

Portanto, um hectare é equivalente a:

10 000 000 000 mm²

100 000 000 cm²

1 000 000 dm²

10 000 m²

100 ares ou dam²

1 hm²

0,01 km²

are ou decâmetro quadrado

Submúltiplos:

decímetro quadrado

centímetro quadrado

milímetro quadrado

Hectare é uma unidade de medida essencial na pecuária
Campos, bosques, matas, plantações e muitos outros tipos de áreas podem ser medidas com o uso do hectare. Essa unidade de medida é usada especialmente pela pecuária.

A unidade hectare possui o símbolo “ha” e essa medida foi adotada no ano de 1879 pelo CIPM. 
Porém, mesmo sendo uma unidade de medida conhecida a nível internacional, ela não pertence ao SI (Sistema Internacional de Unidades), contudo é aceita para ser usada com esse sistema, tal como ocorre com a tonelada.

O Hectare é frequentemente utilizado nos campos da agricultura, silvicultura e levantamento do território. 
Ele foi criado para medir a terra, baseando-se no metro quadrado.

É importante citar que os hectares são medidos em duas dimensões, e não em três. 
Assim, a área do terreno deve ser medida em espaço bidimensional, a fim de determinar o hectare.

Índice de Tópicos

FONTE

CARACTERÍSTICAS DO HECTARE 
É feito o uso das chamadas medidas agrárias com o intuito de medir áreas rurais. E no que tange o agronegócio, o hectare é a medida mais usada em vários lugares pelo mundo, pois ela ajuda os agricultores nas suas produções.

Sua importância para a agricultura se dá devido a que o hectare pode ajudar na definição da quantidade certa de terra para cada tipo de cultivo. E assim o produtor rural pode fazer a plantação na quantidade ideal. Além disso, pode ser um instrumento importante para auxiliar na identificação do tipo ideal de cultivo numa certa área.

Em outras palavras, o hectare ajuda a saber a medida exata de terra e a ter um melhor proveito da mesma, conseguindo realizar um planejamento adequado.

Tomando como exemplo o cultivo de arroz, faz-se necessário dispor de uma área mais ampla e com mais oferecimento de água. E a medição em hectare é usada nesse caso, a fim de realizar as irrigações da plantação de arroz.

Através do hectare, se pode notar que quanto maior for o cultivo (ainda mais se tratado de espécie de commodities), então maior será a área em uso para esse cultivo.

Mesmo que não sejam todas as culturas que necessitem de áreas de maior extensão, o hectare ainda pode ser usado para analisar as terras que um agricultor tenha. Além do mais, essa unidade de medida possui associação direta com a produtividade e rentabilidade na agricultura.

COMO REALIZAR O CALCULO DO HECTARE
Para calcular um hectare, é necessário saber primeiro o tamanho da área em metros quadrados. E assim se pode converter esse valor em hectares ao dividir esse valor por 10000, por exemplo:

– Se há uma área com 15000 metros quadrados, dividindo esse número por 10000 se teria 1,5, sendo essa a medida em hectare daquela área.

Já se o objetivo for converter hectare em acre, basta multiplicar a quantidade de hectares por 2,47 do acre, assim: se há 10 hectares, basta multiplicar isso por 2,47 e terá 24,7 acres.

USOS COMUNS DO HECTARE 
Como citado, os hectares são mais comummente utilizados nos campos da agricultura, silvicultura, e levantamento do território. Mas há o uso dessa unidade de medida também para realizar a medição de áreas de terra, edifícios e outros.

Os hectares são também utilizados para medir as dimensões de estradas e pontes.

E há ainda o uso dessa medição no campo da ecologia, uma vez que os hectares são usados para medir a dimensão dos ecossistemas.

Os hectares são também utilizados por agentes imobiliários para medir a dimensão das parcelas de um terreno. E, por fim, os agrimensores usam essa unidade de medida para medir a dimensão dos terrenos para efeitos de levantamento topográfico. Há muitos usos do hectare além da pecuária.

HECTARE GLOBAL 
O hectare global (gha) se trata de uma medida mundial utilizada com o propósito de analisar quão produtivas são determinadas terras agrícolas dentro de um ano. E para calcular esse hectare se consideram duas coisas: a capacidade de absorver resíduos produzidos e também a capacidade de gerar recursos.

DIFERENÇA ENTRE HECTARE E ALQUEIRE 

CONCEITO DE HECTARE 
Com o hectare, se pode saber a media necessária para uma cultura.
Hectare e alqueire se tratam de medidas de áreas, porém com conceitos distintos. E a principal diferença entre elas é que o hectare não muda: 1 hectare sempre equivalerá a 10.000m². Enquanto isso, o alqueire, a depender da região, representará distintos tipos de áreas.

Se o objetivo for converter hectare em alqueire, então será necessário primeiro saber em qual região a área se encontra, dado que essa última medida varia segundo a localização, pois se trata de uma medida com variação regional. Assim:

– 1 alqueire em Minas Gerais, no Brasil, equivale a 4,84 hectares (sendo um valor de 48.400m2 de alqueire);

– 1 alqueire na Bahia, também no Brasil, equivale a 9,68 hectares (sendo um valor de 96.8002 de alqueire);

– Já 1 alqueire em São Paulo equivale a 2,42 hectares (sendo um valor de 24.200m2 de alqueire).

CONCEITO DE FAZENDA

Fazenda designa um conjunto de bens ou também que se refere a uma propriedade rural com grandes dimensões.

FAZENDA 
Fazenda é uma propriedade rural de grande dimensões
O termo é proveniente do latim vulgar “facenda“, que possui o significado de “o que deve ser feito”.

No que diz respeito ao segundo conceito, a fazenda é destinada para a produção de alimentos e também para a criação de gado. O termo fazenda para designar esse local é usado no Brasil e também na Angola. Já em Portugal o termo usado é “herdade”.

É comum que nas fazendas exista um imóvel, onde a pessoa que cuidará do local pode ficar ou, ainda, onde se pode instalar um espaço para as ferramentas utilizadas no dia a dia nesse lugar.

Uma fazenda pode ser administrada por pessoas comuns, tais como uma família ou mesmo uma comunidade, por exemplo. Mas há casos em que uma fazenda é administrada por entidades ou companhias.

As fazendas costumam ser medidas em hectares, onde cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados.

Mas no Brasil é ainda comum medir o tamanho da fazenda em alqueires. Um alqueire é o equivalente a 24.200 metros quadrados de terra. A sua medida em relação ao hectare varia de estado para estado no Brasil, por exemplo: em Minas Gerais ele vale 4,84 hectares, enquanto que em São Paulo ele vale 2,42 hectares.

Num local desses, pode haver pomares (locais destinados a produção de frutas), estábulos (onde ficam equinos) e hortas de dimensões grandiosas. Além disso, há locais para a criação de gado.

Há ainda como usar o termo fazenda para referir-se a uma fazenda de aquacultura, que é um espaço destinado para a produção de peixes para consumo como também a criação de peixes ornamentais.

ÍNDICE DE TÓPICOS 
Fazenda, Sítio e Chácara
Fazenda de Dupla Aptidão
Fazenda (relacionada a bens)
A Fazenda (televisão)
Fazenda, tecido ou pano

É importante esclarecer que Fazenda é diferente de Sítio ou de Chácara, ainda que todos refiram-se a propriedades rurais.

Como a maioria das Fazendas é destinada para diferentes atividades, então é comum que essas possuam muitas estruturas para tal. É comum, logo, que se considere como fazenda a área com mais de 40 alqueires.

Enquanto isso, um Sítio é um local contendo entre 5 a 40 alqueires de dimensão. E é comum que esse local seja destinado mais para fins de lazer, tendo algumas plantações ali. Contudo, nessa área, pode ainda haver aqueles que façam a criação de gado, sendo um espaço pequeno que promove o sustente de uma família também.

Por sua vez, a Chácara é menor do que um Sítio, sendo algo que possui por volta de 5 alqueires. Nesse espaço há uma casa, um galpão onde se criam alguns animais e também um terreno onde se pode plantar. É comum também que esse local seja usado com fins de lazer.

Mas essa classificação com base nas dimensões, hoje em dia, é algo que varia bastante nas diferentes regiões.

Existem ainda o que se chama de Rancho, que é uma propriedade rural pequena localizada na beira de um rio. Essa é destinada para as pessoas que querem passar as férias ou finais de semana em contato com a natureza.
O uso desse termo é comum no Brasil.

FAZENDA DE DUPLA APTIDÃO 
Há o conceito de fazenda de dupla aptidão que designa o local que tanto atua na produção de carne quanto na produção de leite. Nesses locais, o produtor faz a criação de gado em confinamento e também em semiconfinamento.

Geralmente, as Fazendas de Dupla Aptidão são propriedades rurais de menores dimensões, o que faz com que o produtor tenha que aproveitar melhor o espaço, surgindo então a ideia de realizar dois tipos de atividades ali, com o aproveitamento do gado para a produção de leite e de carne.

FAZENDA (relacionada a bens)
Enquanto isso, a fazenda no que se refere a bens está relacionada com as finanças públicas.
A fazenda compreende um conjunto de bens que é de propriedade do Estado ou do tesouro, por exemplo.

A fazenda (televisão)
No Brasil, há um reality show intitulado de “A fazenda”, que se trata de uma versão do reality norte-americano “The farm”. Esse programa é exibido no Brasil desde o ano de 2009.

Nesse programa, que acontece numa fazenda real, os participantes ficam confinados nesse local por um tempo e precisam vivenciar o dia a dia no espaço rural. E esses participantes ficam sem contato com o mundo exterior, não podendo usar aparelhos de celular, computador, tablet, nem ler jornal, televisão, etc.

FAZENDA, TECIDO OU PANO 
Por fim, fazenda pode ainda referir-se a tecido ou pano. O uso do termo nesse sentido se deu após a Revolução Industrial, posto que, nesse período, foi o pano o primeiro produto a ser produzido em larga escala. Era, logo, comum que costureiras e outras pessoas se referissem a cortes grandes de pano como fazenda. Contudo, esse conceito tem caído em desuso conforme os anos passam.

Veja também:
CONCEITO DE DESLOCALIZAÇÃO 
A noção de deslocalização se refere ao ato e ao resultado de deslocalizar. Este verbo, por outro lado, refere-se à transferência de uma atividade industrial de um país ou região para outro local, com o objetivo de reduzir os custos de produção.

A Deslocalização, portanto, envolve a transferência de empregos, capital e processos de produção de um local para outro para obter uma vantagem competitiva. Além de esse tipo de decisão estar geralmente associada a uma redução de custos, também pode estar associada à busca de uma infraestrutura melhor ou de pessoal mais qualificado.

Suponhamos que uma empresa produz calçados esportivos nos Estados Unidos. Devido a um aumento nos custos, os proprietários decidem deslocalizar sua unidade produtiva, transferindo-a para a China. Nesse país asiático, eles podem pagar salários mais baixos aos trabalhadores e ter uma carga tributária menor. Assim, enquanto a produção de um par de tênis nos Estados Unidos custava à empresa 50 dólares, na China o valor cai para 30 dólares. Isso permite aumentar sua margem de lucro.

Para a região que perde a atividade produtiva, a deslocalização é geralmente um problema social. Quando uma fábrica deixa um território, muitas pessoas ficam desempregadas. Além disso, há perda de empregos indiretos (os que existiam para atender às necessidades dos funcionários da fábrica).

Enquanto isso, as áreas que se beneficiam com a deslocalização conseguem criar empregos, embora geralmente mal remunerados.



TERCEIRO VIDEO: 
Como Calcular a Quantidade de Sementes por Hectare em Kg?

RESUMINDO:
As medidas agrárias são utilizadas para medir áreas rurais. Com frequência não se ouve falar “Seu João comprou uma fazenda de 100 000 m2”. Comumente ouve-se dizer da seguinte maneira: “Seu João comprou uma fazenda com 10 hectares de área”. As medidas de áreas rurais são diferentes das medidas urbanas: metro, centímetro, decâmetro, hectômetro etc., mas elas se relacionam entre si.

O ALQUEIRE
Outra medida agrária bastante utilizada é o alqueire. No Brasil ela varia de acordo com a região. Por isso, ao trabalhar cálculos envolvendo alqueires, será necessário saber em relação a qual região se está trabalhando. Abaixo listarei os alqueires mais usados e suas respectivas regiões:

⚠️ATENÇÃO AQUI:⚠️

ALGUMAS REGIÕES TEM SUAS PRÓPRIAS MEDIDAS:
1 alqueire Nortista → 27 225 m2 → 2,72 ha
1 alqueire Mineiro  → 48 400 m2 → 4,84 ha
1 alqueire Paulista → 24 200 m2 → 2,42 ha
1 alqueire Baiano   → 96 800 m2 → 9,68 ha


ALGUNS EXERCÍCIOS PARA VOCÊ ENTENDER MELHOR 

1)   A quantos metros quadrados correspondem 11 hectares?
Solução
Se 1 ha = 10 000 m2, então 11 ha = 11 x 10 000 m2 = 110 000 m2.

2)   Determine quantos metros quadrados cabem em 5,5 alqueires paulistas.
Solução
Sabe-se que 1 alqueire paulista equivale a 24 200 m2. Portanto, 5,5 alqueires paulistas = 5,5 x 24 200 m2 = 133 100 m2.

3)   Converta 2,42 ha em ares.
Solução
Como 1 ha = 100 a, 2,42 ha = 2,42 x 100 = 242 a.

“Os padrões existem para que injustiças não sejam cometidas na hora da transação”.
(Robison Sá)

Referências Bibliográficas e Fontes
_______. Pesquise Alqueire. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alqueire#Brasil.
Acessado em: 03 de dezembro de 2013.

_______. Pesquise Centiare. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centiare.
Acessado em: 03 de dezembro de 2013.

_______. Pesquise Medidas agrárias. Disponível em: http://www.cener.com.br/medidasagrarias.htm.
Acessado em: 03 de dezembro de 2013.

PROJETO ARARIBÁ. Matemática, 6º ano. – 3. ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patrícia Rosana Moreno. Vontade de saber matemática, 6º ano. – 2. ed. – São Paulo: FTD, 2012.

Texto originalmente publicado em:
INFO ESCOLA 

CONCEITO DE

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma pequena contribuição simbólica:

- O PIX AQUI ABAIXO
📌PIX: redemption3301.news@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

  TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: A JANELA COM O MUNDO DOS ESPIRITOS A transcomunicação instrumental ou TCI, é uma fascinante área de estudo ...