quinta-feira, 3 de agosto de 2023

NASA ERRA COMANDOS

 

Concepção artística da Voyager contra um fundo de estrelas.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]


Atualização 01/08/23

A NASA anunciou que está recebendo sinais esporádicos da Voyager 2, de curta duração, o que indica que a nave está em bom estado. Mas a duração das conexões não é suficiente para enviar os comandos para corrigir a posição da antena. Assim, uma retomada total das comunicações, ao que tudo indica com as informações disponíveis agora, terá que esperar o resete automático da sonda.

A matéria abaixo foi mantida como originalmente publicada.

Esperando pelo conserto automático

Durante a transmissão de uma série de comandos planejados para a sonda espacial Voyager 2, alguma coisa saiu errado, fazendo com que a antena da sonda apontasse 2 graus para longe da Terra.

Como resultado, a Voyager 2 perdeu contato, e agora não consegue receber comandos ou transmitir dados de volta à Terra.

Ou seja, não há como enviar comandos para consertar o erro.

Mas nem tudo está perdido, porque a Voyager 2 está programada para redefinir sua orientação várias vezes a cada ano para manter sua antena apontada para a Terra.

O próximo reset ocorrerá no dia 15 de outubro próximo, o que deverá permitir a retomada da comunicação. A equipe da missão espera que a Voyager 2 permaneça em sua trajetória planejada durante o período de silêncio. Qualquer pequeno desvio pode impedir o realinhamento da antena.

A Voyager 2 está a cerca 20 bilhões de quilômetros de distância da Terra, já no espaço interestelar, e recentemente ganhou mais alguns anos operacionais com uma nova estratégia de energia transmitida da mesma forma que os comandos que estavam sendo enviados agora.

Nos ano passado, as duas sondas Voyager completaram 45 anos no espaço, sendo a missão mais longa e as espaçonaves lançadas pelo homem mais distantes da Terra, além de serem as únicas a explorarem o espaço interestelar, tendo já saído dos limites do Sistema Solar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...