domingo, 9 de junho de 2024

INHAME - PARTE 02

 


O Inhame foi cultivado desde 50.000 AC, na África e na Ásia e hoje é um dos alimentos mais populares e amplamente consumidos no mundo. Ele é atualmente cultivado nas regiões tropicais e subtropicais da América do Norte e são alimentos básicos em muitos países diferentes da América do Sul, África, nas Ilhas do Pacífico, e nas Índias Ocidentais.

6 BENEFÍCIOS DO INHAME PARA SAÚDE

BENEFÍCIOS DO INHAME PARA O CORAÇÃO:
É uma boa fonte de Vitamina B6, um nutriente necessário para o corpo e ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. 

Vítimas de ataque cardíaco com níveis normais ou até baixos de colesterol são associado a ter níveis elevados de homocisteína. Porque níveis elevados de homocisteína têm sido associados ao aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, parece ser uma boa ideia para obter quantidade suficiente de vitamina B6. Além disso, a ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado reduzir o risco de doença cardíaca.

Inhame também é uma boa fonte de Potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. Baixa ingestão de potássio, especialmente quando combinado com a ingestão elevada de sódio, muitas vezes pode levar à hipertensão. Falando de hyperhension, uma proteína de armazenamento contido no inhame chamados dioscorin também pode ser benéfica para algumas pessoas que sofrem desta condição. Estudos descobriram que podem ajudar no aumento do fluxo sanguíneo renal e reduzir a pressão arterial.

Para coroar tudo isso, inhame também é uma ótima Fonte de Vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.

BENEFÍCIOS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER:
A presença de Antioxidante e Vitamina C no inhame ajuda a proteger o corpo dos radicais livres que causam o estresse oxidativo. O estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, é associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o de pulmão, boca, garganta, do cólon, estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda na geração de Vitamina E (um outro antioxidante útil). 

BENEFÍCIOS PARA OS OLHOS: Apenas 100 Gramas de inhame contém quase 30% da Dose recomendada de vitamina C. O corpo usa a vitamina C para a proteção de deficiências do sistema imunológico e pode reduzir as chances de degeneração macular, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando na perda da visão central e a perda é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.


BENEFÍCIOS NO CONTROLE DE PESO: O inhame é Rico em fibras, e são Carboidratos complexos. o Inhames é quebrados em açúcares, liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual, mantendo-o satisfeito por mais tempo, e ele é muito baixo em calorias também.


BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO: O potássio é tão abundante no inhame e muito importante na regulação da atividade muscular e nervosa. Tanto a frequência e o grau em que o nosso contrato músculos e os nervos se tornam excitáveis dependem fortemente da quantidade certa de potássio no corpo. Muitos dos nossos músculos e células nervosas se especializaram em canais de potássio em movimento dentro e fora da célula.

Quando o movimento é bloqueado, ou quando o potássio tem falta de atividade de dieta, o músculo e os nervos podem ser comprometidos.


BENEFÍCIOS AÇÚCAR NO SANGUE: carboidratos complexos dos Inhames são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual. Isso evita que os níveis de açúcar no sangue seja muito alto, e muito rapidamente é mergulhando para baixo. 

Eles também são uma boa fonte de manganês, que ajuda no metabolismo de hidratos de carbono e é um co-fator de uma série de enzimas importantes na produção de energia.


SUCO DE INHAME COM LARANJA

O inhame é um tubérculo com textura que lembra um pouco a batata, mas com um sabor bem suave, que nos possibilita preparar uma infinidade de receitas tanto doces, quanto salgadas.

Mas você sabia que esse alimento também é responsável por diminuir a velocidade de absorção do açúcar, entre outros benefícios do inhame, contribuindo para equilibrar os níveis de glicose no sangue? E além desse, existem outros benefícios super valiosos que contribuem para nossa saúde ao consumirmos inhame!

Por essa razão, vamos apresentar aqui uma receita de suco feito com inhame e laranja, super fácil e delicioso, com o intuito de apresentar uma bebida que nos ajuda a aumentar a imunidade.

Já ficou com vontade de aprender como fazer suco de laranja com inhame, essa bebida turbinada de benefícios para a sua família, acompanhe agora aqui no Tudo Receitas todas as instruções e dicas.

PREPARE O SUCO DE INHAME COM LARANJA

Ingredientes: 
 - 1 inhame médio
 - 2 laranjas maduras
 - 200 mililitros de água
 - mel (a gosto e opcional)
 - gelo (a gosto)
 - folhinhas de hortelã (a gosto e opcional)

Também lhe pode interessar Suco de Inhame para aumentar a imunidade.

PASSO 1
Separe todos os ingredientes para o preparo do suco de inhame com laranja. Aqui utilizamos o inhame cru, do tipo cará.

Sugerimos o uso do mel e da hortelã apenas para dar um toque mais adocicado e com frescor à bebida, mas fica ao seu critério incluí-los na receita.

PASSO 2
Bata no liquidificador a água com o inhame cortado em pedaços, até que forme uma mistura homogênea de inhame com laranja.

Atenção: é importante assegurar que está utilizando o inhame correto, pois existe um tipo de inhame (o taro) que contem uma grande concentração de ácido oxálico, que pode desencadear um processo alérgico em pessoas que possuam sensibilidade à presença desse ácido.

PASSO 3
Prepare o suco de laranja e se quiser, coe-o antes de adicionar ao suco de inhame no liquidificador.

PASSO 4
Adicione 1 colher de sopa de mel e bata o suco por 1 minuto ou menos, somente até misturar bem.

Dica: Adoce o seu suco com o açúcar de sua preferência, se quiser.

Prontinho! Seu suco de inhame com laranja está pronto para ser saboreado!

Sirva com pedras de gelo e folhinhas de hortelã, se quiser!

Dica: Aqui, não coamos o suco, para garantir a absorção de todas as fibras que ele contem.

Fortaleça a sua saúde: aprenda a fazer esse suco para a gripe

Se você gostou da receita acima sugerimos que entre na nossa categoria de Sucos Naturais.

TUDO RECEITAS


Veja também nossa postagem anterior sobre Inhame







Nenhum comentário:

Postar um comentário

EUCALIPTO ARCO-IRIS

  O  EUCALIPTO   A R C O - Í R I S  se destaca pelo colorido do seu tronco, de grande porte, podendo alcançar até 30 metros de altura. Suas ...