sábado, 8 de junho de 2024

INHAME

 


DEFINIÇÃO

O Inhame, ou Taro, é um tubérculo que promove muitos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, controlar a diabetes e evitar doenças cardiovasculares, por ser rico em fibras com propriedades laxantes, hipolipídicas e hipoglicêmicas.

Além disso, o inhame também pode favorecer o emagrecimento, pois as fibras presentes nesse tubérculo prolongam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade entre as refeições. 

BENEFÍCIOS:

1. COMBATE A PRISÃO DE VENTRE

O inhame possui boas quantidades de fibra solúvel, um tipo de fibra que absorve a água para o intestino, hidratando as fezes, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre.

2. AUMENTA A ENERGIA E DISPOSIÇÃO

O inhame tem médio índice glicêmico, que aumenta a glicemia do sangue lentamente, aumentando a energia e a disposição durante os treinos, e a concentração durante uma prova ou teste, por exemplo. Conheça mais sobre o índice glicêmico dos alimentos.

3. FAVORECE O EMAGRECIMENTO

Por ter boas quantidades de fibras, o inhame ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e favorecendo o emagrecimento. 

No entanto, para emagrecer, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos com regularidade.

4. PODE DIMINUIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

O inhame contém diosgenina, um composto bioativo que possui efeito estrogênico e, por isso, pode ajudar no equilíbrio dos hormônios femininos, aliviando os sintomas da menopausa.

No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos com seres humanos para comprovar os possíveis benefícios do inhame no tratamento dos sintomas da menopausa.

5. AJUDA A CONTROLAR A GLICOSE

Por conter fibras, o inhame diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. 

6. MANTÉM A SAÚDE DA PELE

O inhame contém betacaroteno, um potente antioxidante que protege as células da pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, além de evitar a perda de colágeno, mantendo a saúde da pele e evitando, assim, o surgimento de rugas e a flacidez.

7. DIMINUI O COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

Por conter fibras, o inhame diminui a absorção de gorduras no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

8. AUMENTA A MASSA MUSCULAR 

Por ser rico em potássio, um mineral necessário para o bom funcionamento do músculo e para a contração muscular, o inhame melhora o rendimento e a recuperação do músculo logo após o exercício físico, evitando cãibras e ajudando a aumentar a massa muscular. Veja outros alimentos que ajudam no ganho de massa muscular. 

9. MANTÉM A SAÚDE DOS OLHOS

O inhame ajuda a manter a saúde dos olhos por conter betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, atuando na produção de diversos pigmentos na retina que ajudam na visão noturna e na captação da luz pelos olhos.

10. EVITA  PRESSÃO ALTA

O inhame é rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, além de promover o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e evitando a pressão alta. 

11. PODE PREVENIR E COMBATER O CÂNCER

A vitamina A e o betacaroteno presentes no inhame evitam o estresse oxidativo das células saudáveis do corpo, podendo ajudar a prevenir e combater alguns tipos de câncer, como de cólon, de pulmão e fígado.

No entanto, estudos realizados em seres humanos ainda são necessários para comprovar os benefícios do inhame na prevenção e combate contra o câncer.

12. COMBATE INFLAMAÇÕES

Os antioxidantes presentes no inhame, como vitamina a e betacaroteno, ajudam a combater as inflamações, podendo ajudar no tratamento de situações como síndrome do intestino irritável, úlcera e gastrite, por exemplo. 

Entretanto, ainda são necessárias mais pesquisas com seres humanos para confirmar os possíveis benefícios do inhame no tratamento de inflamações.

13. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Por conter vitamina C e betacaroteno, o consumo do inhame tem ação antioxidante e anti-inflamatória, melhora as funções das células de defesa do organismo e fortalecendo o sistema imunológico.

14. PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE

O inhame ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque contém boas quantidades de vitamina C e betacaroteno, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, evitando o surgimento de rugas e flacidez. 

15. Evita a osteoporose

Com boas quantidades de potássio, o inhame ajuda a neutralizar o excesso de ácido no organismo, aumentando o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e ajudando, assim, a evitar a osteoporose.


Inhame Engorda?

Por ser rico em carboidratos e calorias, o inhame pode engordar, mas somente quando é consumido em grandes quantidades, em uma dieta desequilibrada e associada ao sedentarismo. 

PROPRIEDADES DO INHAME:

O inhame fornece diversos benefícios à saúde por possuir propriedades antioxidantes, digestivas, energéticas, hipolipemiantes, estrogênicas, anti-inflamatória, hipoglicemiantes e hipotensoras, graças ao seu teor de fibras, betacarotenos, vitamina A, potássio e diosgenina.


DIFERENÇA ENTRE O INHAME E O CARÁ

O cará, cujo nome científico é Dioscorea cayanensis Lam, possui casca lisa e não tem “pelinhos”. Além disso, o cará contém menor quantidade de carboidratos, mas contêm maior teor de fibras. Conheça mais sobre cará e os seus benefícios para a saúde. 

Já o inhame é um tubérculo com boas quantidades de carboidratos e amido resistente, mas que contém menor quantidade de fibras, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.) Schott. Além disso, a casca do inhame tem rachaduras e tem “pelinhos”.


Tabela de Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de inhame cozido e cru: 

Componentes:
Inhame cru (100g)
3 colheres de sopa de inhame cozido picado (100g)

Energia
118 calorias
116 calorias

Carboidratos 
27,9 g
27,5 g

Proteínas
1,53 g
1,49 g

Gorduras
0,17 g
0,14 g

Fibras
4,1 g
3,9 g 

Vitamina A
7 mcg
6 mcg

Betacaroteno
83 mcg
73 mcg

Vitamina C
17,1 mg
12,1 mg 

Vitamina B9
23 mcg
16 mcg

Potássio
816 mg
670 mg

Fósforo
55 mg
49 mg

Magnésio
21 mg
18 mg

Para se obter os benefícios com do consumo inhame, é essencial também manter uma alimentação variada e saudável, e praticar exercícios físicos regularmente.

Se deseja saber como consumir o inhame em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com seu Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece. 


COMO FAZER:

Para fazer o inhame, basta lavá-lo, descascar e cozinhar. O inhame deve ser consumido de preferência cozido, pois a sua versão crua é rica em oxalato, um composto que, quando ingerido em excesso, impede a absorção de minerais.

O inhame pode ser usado em preparos como purês, sucos, sopas, bolos, saladas, ensopados e no preparo de bebidas vegetais para substituir o leite de vaca.

Além disso, o inhame também pode ser usado para fins medicinais, em compressas ou chás: 

✨Chá de Inhame: para preparar o chá, basta colocar as cascas de 1 inhame em 200 ml de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber;

✨Compressa de Inhame: ralar 1 inhame cru, distribuindo-o sobre gazes e aplicar sobre o Furúnculo. Deixar agir por 1 hora e lavar o local com água morna. Repetir o processo 4 vezes por dia.

⭕️O inhame também pode ser usado na forma de elixir, um fitoterápico indicado para desintoxicar o corpo e aliviar os sintomas da menopausa, por exemplo.
❌No entanto, o elixir de inhame foi proibido pela ANVISA no brasil, porque continha álcool. Conheça mais sobre o elixir de inhame.


RECEITAS COM INHAME

Algumas receitas saudáveis e saborosas com inhame são "danoninho", sopa, leite, purê e bolo: 

1. "Danoninho" Caseiro

Ingredientes:
- 2 inhames grandes cozidos;
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de morangos frescos;
- 2 colheres de suco de limão.

MODO DE PREPARO:

Colocar o inhame e os morangos num liquidificador ou processador de alimentos, batendo até obter um creme bem homogêneo. Acrescentar o suco de limão e bater ais um pouco, até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Transferir a mistura para recipientes individuais e deixar descansar por 2 horas na geladeira. Consumir em seguida.


2. PURÊ DE INHAME

Ingredientes: 
- 3 inhames médios;
- 1 colher (de sopa) de azeite;
- 1 e 1/2 colher (de chá) de sal;
- 1 cebola picada;
- ½ xícara (de chá) de leite de vaca;
- Noz-moscada ralada a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO:

Lavar e descascar o inhame em cubos e colocar em uma panela com água e 1 colher de chá de sal. Deixar ferver até que o inhame fique bem cozido, por aproximadamente 25 minutos. Escorrer a água e passar inhame em um espremedor.

Em outra panela, refogar a cebola no azeite, adicionar o inhame amassado, o restante do sal e acrescentar o leite aos poucos, misturando com uma colher ou espátula. Desligar o fogo, adicionar a noz moscada e a pimenta, misturando bem e servir. 

3. LEITE DE INHAME

Ingredientes:
- 250 g de inhame;
- 3 xícaras (de chá) de água filtrada ou fervida.

MODO DE PREPARO:

Lavar, descascar e cortar o inhame em cubos. Colocar o inhame em uma panela, cobrir com água e levar ao fogo médio para cozinhar até ficar bem macio. Escorrer o inhame e descartar a água do cozimento.

No liquidificador, colocar o inhame, as 3 xícaras de água e bater até ficar bem líquido. Coar o leite, passando por um pano de prato limpo ou um coador de café (usado só para isso). Colocar o leite em uma garrafa de vidro com tampa e armazenar na geladeira por até 4 dias. 

4. SOPA DE INHAME

Ingredientes:
- 2 inhames grandes descascados e picados em cubos;
- ½ cebola picada;
- 2 colheres (de sopa) de azeite;
- ½ xícara (de chá) de cheiro verde picado;
- 1 dente de alho picado;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 1/2 colher de sobremesa de sal.

MODO DE PREPARO:

Em uma frigideira, refogar o alho e a cebola no azeite por 3 minutos. Colocar os pedaços de inhame, o sal e a pimenta, mexendo bem. Cobrir o inhame com água e deixar cozinhar até que o inhame fique bem macio. 

Com muito cuidado, bater o inhame no liquidificador, adicionando aos poucos a água do cozimento. Levar o creme ao fogo médio novamente e, se achar necessário, acrescentar mais água. Deixar o creme ferver por 5 minutos, desligar o fogo, juntar o cheiro-verde ao creme, misturar bem e servir ainda quente.


Algumas Dúvidas Sobre o Inhame São:

1. INHAME É BOM PARA DENGUE?

Esse tubérculo é popularmente conhecido como sendo um bom alimento para o tratamento da dengue. No entanto, não existe nenhuma evidência científica que comprove que o consumo do inhame ajuda no tratamento da dengue. 

2. DIABÉTICO PODE COMER INHAME?

Sim, o diabético, ou pessoa com diabetes, pode comer inhame. No entanto, por conter boas quantidades de carboidratos, o consumo do inhame por diabéticos deve ser feito de preferência com a orientação de um nutricionista para equilibrar a dieta e a ingestão diária de carboidratos, para evitar o aumento da glicose no sangue.


3. INHAME FAZ MAL PARA O FÍGADO?

Até o momento, não existe nenhum estudo científico que comprove que o consumo do inhame faz mal para o fígado. 

Sua✨Energia✨É✨Sua✨Moeda✨deSaúde!!

POR SER UM EXCELENTE PRODUTO, TEMOS MAIS A INFORMAR...
VISITE NOSSA PRÓXIMA PÁGINA 
INHAME - PARTE 02









Nenhum comentário:

Postar um comentário

EUCALIPTO ARCO-IRIS

  O  EUCALIPTO   A R C O - Í R I S  se destaca pelo colorido do seu tronco, de grande porte, podendo alcançar até 30 metros de altura. Suas ...