sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

MORINGA - PARTE 2

 


MORINGA... COMO PLANTAR 

Como a planta não é tão popular no Brasil, pode ser interessante plantar moringa para consumo próprio. O processo é mais simples do que você imagina, já que a planta cresce rapidamente e é facilmente cultivada em locais de climas quentes, como o Brasil.

O plantio pode ser feito por sementes facilmente encontradas à venda em sites da internet ou em lojas de jardinagem. Se você tiver acesso a uma árvore de moringa, é possível remover um galho saudável da árvore e plantar a muda em um vaso.

Para que a planta se desenvolva bem, é indicado usar um vaso de pelo menos 40 litros de capacidade contendo uma mistura de 85% de substrato, 10% de areia e 5% de adubo. Se preferir, plante em um espaço no seu jardim. 

No caso das sementes, é preciso retirar a casca e colocá-las em uma profundidade de pelo menos 2,5 centímetros em relação ao solo e separadas a uma distância de 5 centímetros. Para plantar mudas, basta afundar o galho na terra em cerca de um terço da sua profundidade e colocar terra em volta de modo que o galho fique em pé e firme.

Depois disso, é só regar para deixar a terra bem úmida. O ideal é regar ao menos uma vez por semana ou quantas vezes for necessário para manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

Quando a planta atingir a altura de 15 a 20 centímetros, é interessante separar as mudas em vasos diferentes ou plantá-las em um grande jardim para que a planta tenha nutrientes suficientes para se desenvolver bem.


Dicas de Manutenção

Para que a planta permaneça bonita e saudável, a árvore de moringa deve tomar sol por pelo menos 6 horas por dia e ser regada 1 vez por semana ou sempre que o solo for ficando seco.

Evite que a planta fique exposta a temperaturas muito baixas. Como no Brasil o inverno não é rigoroso, provavelmente a planta não será afetada mesmo se for plantada em um quintal ou jardim. No entanto, se você mora em regiões mais frias no sul do país, pode ser melhor plantar a árvore em um vaso grande para que você possa abrigar a planta quando temperaturas muito baixas forem registradas.

As vagens da planta podem ser colhidas quando apresentarem mais de 1 centímetro de diâmetro. Já as folhas podem ser colhidas quando a planta tiver aproximadamente 90 centímetros de altura.

A planta pode ser podada para evitar que fique muito grande. Use uma tesoura de jardinagem e pode os galhos mais altos com cuidado. Esses galhos podem ser usados como mudas para plantar outras árvores.


Receitas e Dicas de Uso

A moringa pode ser utilizada de diversas maneiras. Algumas receitas que você pode usar para consumir e aproveitar os benefícios da moringa sem enjoar são:

1. Chá de Moringa

O chá pode ser preparado com as folhas secas ou com o pó da moringa. É necessário adicionar cerca de 2 colheres de chá de moringa em 1 xícara de água quente e deixar em infusão de 5 a 10 minutos.

Também é possível preparar um chá gelado de moringa com alguns outros ingredientes que fica uma delícia. Você vai precisar de: 

folhas secas ou frescas de moringa;
limão;
gengibre;
mel;
água morna.

Primeiro, prepare o chá de moringa deixando as folhas em infusão em água morna por alguns minutos. Em seguida, adicione algumas fatias de limão e de gengibre e deixe por mais uns 5 ou 10 minutos. Depois disso, coe o chá e adicione mel, se desejar. Finalize com pedras de gelo.


2. Sopa de Moringa

Por não perder suas propriedades nutricionais quando aquecidas, a moringa pode ser utilizada em sopas e ensopados. Basta preparar sua sopa preferida como de costume e adicionar folhas frescas ou secas de moringa ao final do preparo, deixando ferver por alguns minutos antes de desligar o fogo. 


3. Arroz com Moringa

A moringa é tão versátil que cai bem até com o arroz. Para preparar essa receita, você vai precisar de: 

1 xícara de arroz;
500 ml de água;
2 punhados de folhas frescas de moringa;
1 cebola média;
azeite;
sal a gosto;
caldo de galinha (opcional).

Comece refogando a cebola no azeite. Em seguida, adicione a água e o caldo de galinha e deixe ferver. Acrescente o arroz e deixe cozinhar em fogo brando.

Quando estiver quase pronto, coloque as folhas de moringa e mexa bem. Tampe a panela por alguns minutos e deixe em fogo bem baixo. Desligue o fogo quando o arroz estiver totalmente cozido.


4. Smoothie Verde de Moringa

Esse smoothie é super nutritivo, já que combina os nutrientes de vegetais verdes com as propriedades da moringa. Para preparar, você pode bater os seguintes ingredientes no liquidificado até obter um líquido homogêneo:

½ colher de chá de folhas secas ou frescas de moringa;
2 folhas de couve ou de acelga;
1 colher de sopa de manteiga de amêndoas;
1 colher de sopa de cacau em pó;
1 banana;
½ xícara de água de coco;
gelo à vontade.

5. Patê de Alho com Moringa

Existem várias formas de incluir a moringa em um patê. No patê de alho, você vai precisar de poucos ingredientes: 

4 dentes de alho descascados;
75 gramas de moringa em pó;
1 copo de leite gelado;
maionese (light) para dar o ponto;
1 copo de ricota fresca;
sal a gosto.

Bata o alho, o leite e o sal no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Depois disso, adicione a ricota e a maionese aos poucos até atingir o ponto desejado. É desejável que o patê fique levemente grosso e firme.


Outras Formas de Usar a Moringa

O óleo de moringa extraído de suas sementes também pode ser usado topicamente sobre a pele para tratar inflamações ou para hidratar.

As sementes também podem ser ingeridas desde que a casca de fora seja removida e que a parte de dentro seja torrada ou seca antes do consumo. O pó de moringa pode ser obtido de suas folhas que são ricas em nutrientes. 

Como você pode observar, a moringa é uma planta bastante versátil que pode ser incluída em diversas receitas para proporcionar vários benefícios para a saúde.

Seu baixo risco de efeitos colaterais, propriedades nutricionais únicas e facilidade de cultivo fazem com que a moringa se destaque e faça jus ao nome de árvore milagrosa.

MORINGA 


FONTE:

MUNDO BOA FORMA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL

  TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL: A JANELA COM O MUNDO DOS ESPIRITOS A transcomunicação instrumental ou TCI, é uma fascinante área de estudo ...