segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

PAREDE VERDE

 


O Que é Parede Verde Artificial e Como Fazer a Sua?

Você deseja saber o que é parede verde artificial e como usá-la na decoração? Conheça dicas de instalação e veja se essa opção vale a pena para o seu lar!

Uma tendência bastante popular na decoração de interiores é a parede verde artificial. Ela é uma boa alternativa para proporcionar um toque de natureza dentro de casa, sem que você precise se preocupar em ter um espaço próprio para plantas. 

Essa técnica também é capaz de tornar os ambientes mais bonitos, além de ajudar a reduzir os ruídos externos. No entanto, antes de decidir por esse tipo de decoração, é importante entender melhor as características dessa opção.

Quer saber o que é a parede verde artificial? Então continue a leitura para conhecer as suas características e veja como criar a sua!



O que você vai ler:  

O que é parede verde artificial?

Como usar a parede verde artificial na decoração?

Varanda

Corredores

Sala de Estar

Quanto custa uma parede verde artificial?

Como instalar uma parede verde artificial?

O que é parede verde artificial?

A parede verde artificial consiste em uma estrutura decorativa que simula uma parede coberta por vegetação e plantas naturais. A diferença é que ela utiliza materiais como tecidos, plástico, fibras sintéticas e semelhantes.

Esse tipo de decoração é projetado para imitar a aparência de um jardim vertical real, mas sem a necessidade de cuidados que as plantas exigem. Para conseguir o efeito, a parede verde artificial costuma ser montada em painéis modulares, que podem ser conectados para criar uma área maior de cobertura. 

Com Flores e Desníveis Entre as Camadas

Além disso, ela é projetada para criar uma aparência tridimensional, com camadas de folhagens que se sobrepõem, simulando a profundidade de uma parede natural.

Outro ponto interessante é que as folhas e as plantas artificiais são selecionadas para apresentarem uma aparência realista. Logo, muitas delas têm detalhes como variação de cores e texturas que imitam as características naturais. 

Como Usar a Parede Verde Artificial na Decoração?

Ao entender o que é uma parede verde artificial, você compreendeu que esse tipo de decoração utiliza materiais que simulam plantas naturais, certo? Agora, chegou a hora de saber como usá-la na decoração da sua casa. 

Confira algumas dicas práticas!

Varanda

Uma aplicação bastante popular da parede verde artificial é nas varandas. A ideia é criar um ambiente de selva urbana, misturando o natural com o moderno, principalmente com o uso de objetivos decorativos e com uma boa iluminação.

Como a parede é artificial, você não precisa se preocupar com a variação climática. Essa questão pode ser constante na área externa, em especial se a varanda não contar com um fechamento de vidro, por exemplo. Com as plantas artificiais, isso deixa de ser um problema para o visual da parede verde.

Porém, também é importante que os outros objetos decorativos sejam feitos com materiais mais resistentes. O objetivo é que você não tenha problemas para usar o espaço no dia a dia. 


Corredores

A parede verde artificial pode ser usada para decorar corredores. Assim, é possível transformar esse espaço em um ambiente mais acolhedor e atraente, dando mais personalidade ao local.

Se você não tiver objetos decorativos no corredor da sua casa, por exemplo, a parede pode tirar a impressão vazia que esse espaço proporciona. Em um ambiente comercial, as possibilidades são ainda maiores.

Ao instalar esse tipo de parede no corredor, há como criar um espaço único para o estabelecimento, que pode ser usado como uma maneira de atrair clientes. Caso o local tenha as dimensões adequadas, você também pode adicionar um banco ou assentos pequenos ao lado da parede verde.

Isso transformará o corredor em um espaço de descanso e relaxamento, em que as pessoas podem se sentar e apreciar o visual. 

Sala de Estar

Integrar uma parede verde artificial na decoração da sala de estar pode trazer um toque mais natural e fresco ao ambiente. Assim, uma boa dica é colocá-la como pano de fundo para o sofá, criando um ponto focal e adicionando profundidade ao cômodo.

Se a sala de estar servir como espaço de jantar ou área de trabalho, use a parede verde para criar uma divisória estilosa e funcional. Nesse caso, ela pode separar os espaços sem bloquear a visão por completo.

Quanto Custa Uma Parede Verde Artificial?

Agora que você já sabe como utilizar a parede verde artificial na decoração de diferentes ambientes, chegou a hora de entender quanto custa esse material. Um dos diferenciais é o seu preço acessível, se comparado com as plantas naturais. 

Além disso, é preciso ter em mente que o valor da parede verde pode variar com alguns fatores, como tamanho, tipo de planta usado, qualidade dos materiais e complexidade da instalação. 

De modo geral, uma placa de grama artificial de 60×40 cm, por exemplo, custa em média R$ 25,00, considerando os dados de 2023. Mas lembre-se de algumas plantas artificiais podem ser mais caras do que outras por conta da qualidade dos materiais.

Portanto, vale a pena pesquisar bastante para avaliar qual opção oferece o melhor custo-benefício para a decoração com parede verde artificial. Os materiais podem ser encontrados em floriculturas, lojas de decoração ou na internet, por exemplo. 

Como Instalar Uma Parede Verde Artificial?

Até o momento, você já aprendeu o que é uma parede verde artificial, como usá-la na decoração e qual é o seu preço. Agora, você descobrirá como instalá-la na sua casa. Para começar, é necessário escolher o local e medir o espaço em que você deseja realizar a instalação.

Antes da aplicação, certifique-se de que a parede está lisa, limpa e livre de obstruções. Depois, siga as instruções do fabricante para instalar os painéis. Em geral, é necessário utilizar buchas e parafusos para fixar os suportes.

Uma dica é começar a prender as folhas na parede a partir da base e subir aos poucos. Para fixá-las, utilize fios de juta ou grampos de plástico. Uma vez instalada, lembre-se de seguir as instruções de cuidados do fabricante para garantir que as plantas artificiais permaneçam em boas condições.

Apesar de ser um processo simples, a instalação requer alguns cuidados, certo? Então pode ser o caso de contar com a ajuda de mão de obra qualificada para garantir que todas as etapas sejam feitas de maneira correta. 

Isso é especialmente relevante se a área da parede for ampla, exigindo mais atenção e trabalho. Com ajuda profissional, você evitará problemas na instalação da parede verde e terá mais segurança de que o resultado atenderá às suas expectativas.

Como você viu, a parede verde artificial é uma ótima alternativa de decoração para quem não pode ou não deseja utilizar plantas naturais. Dessa forma, você pode considerar esse tipo de opção em sua casa para aproveitar todas as vantagens que ele oferece. 

Deixe nos comentários o que achou.
Qual sua opinião sobre parede verde artificial? 


FONTE: PAREDE VERDE








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...