sábado, 20 de maio de 2023

MADEIRA É NOBRE!!

 


MADEIRA NOBRE = MEIO AMBIENTE

COMO A MADEIRA PODE SER CAMINHO PARA UMA VIDA AMBIENTEMENTE AMIGÁVEL?

Mariana Hassegawa liderou um estudo que mapeou as novas tecnologias e produtos à base de madeira sendo lançadas na Europa.



PRODUTOS À BASE DE MADEIRA 

Não é apenas nos laboratórios de pesquisas que estamos observando uma explosão de inovações envolvendo a madeira, de transistores e eletrônica flexível feita com madeira, até as mais exóticas madeiras transparentes e madeiras resistentes ao fogo.

Empresas europeias estão desenvolvendo e fabricando cada vez mais produtos feitos de madeira. O objetivo é encontrar alternativas renováveis e sustentáveis para matérias-primas de base fóssil, para ajudar a combater as mudanças climáticas.

"A MADEIRA PODE ESTAR MAIS PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS DO QUE PENSAMOS" 

Nos disse Mariana Hassegawa, pesquisadora do Instituto Florestal Europeu.

Mariana é uma das autoras de um levantamento sobre novos produtos derivados de madeira feito pelo projeto BioMonitor, financiado pela União Europeia. Eles descobriram que os produtos à base de madeira, frequentemente associados a emissões de gases de efeito estufa mais baixas do que seus equivalentes de origem fóssil, estão se tornando parte de nossas vidas cotidianas de maneiras que às vezes nem podemos imaginar, como nos têxteis.

Mas ainda há desafios a serem superados, como explica a pesquisadora nesta entrevista, divulgada pelo projeto.

ESTUDO DE CASO

Mariana:  - Procurávamos produtos inovadores à base de madeira ou de alguma forma ligados à indústria florestal, materiais que pudessem desempenhar um papel na mitigação das alterações climáticas ou resolver problemas como a contaminação do ambiente com microplásticos. No momento, nem todos esses produtos estão no mercado. Para alguns, vai demorar um pouco para chegar ao mercado.



COMO A MADEIRA PODE SER UM CAMINHO PARA UMA VIDA AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL?

As fibras de madeira são uma alternativa aos plásticos descartáveis.

QUE TIPO DE PRODUTOS VOCÊ ENCONTROU?

Mariana:  - Muitos produtos estão sendo desenvolvidos. muitos já estão sendo fabricados. Temos soluções interessantes relacionadas a materiais de construção que já estão sendo utilizados em construções modernas de madeira, como a madeira laminada cruzada (ou CLT: Cross-Laminated Timber). A CLT é produzida principalmente aqui na Europa, e o mercado provavelmente aumentará em um futuro próximo devido ao desenvolvimento de vários projetos de construção.

Outro tipo de produto é a espuma de madeira, que é utilizada para isolamento [térmico e acústico]. Ela está apenas entrando no mercado, mas muitas empresas estão investindo porque ela resolve o problema do uso de combustíveis fósseis e pode ser mais facilmente reciclada.

COMO A MADEIRA PODE SER UM CAMINHO PARA UMA VIDA AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL?


Já existem prédios inteiros feitos de madeira, com a vantagem de serem resistentes a terremotos.

E ESSES PRODUTOS SÃO ECONOMICAMENTE ACESSÍVEIS?

Mariana:  - Depende com o que estamos comparando. Por exemplo, as fibras têxteis à base de madeira são talvez um pouco mais caras que o poliéster. 

Uma das coisas que saiu de nossas entrevistas com as empresas é que elas estão cientes de que precisam encontrar uma maneira de torná-las competitivas em termos de custo. É por isso que leva muito tempo para desenvolver essas tecnologias. 

Não só para torná-los tecnicamente viáveis, mas também economicamente viáveis para as indústrias.

COMO A MADEIRA PODE SER UM CAMINHO PARA UMA VIDA AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL?


As espumas de madeira também podem produzir eletricidade.

PORQUE É IMPORTANTE PRODUZIR ESSES PRODUTOS A BASE DE MADEIRA?

Mariana:  - Porque as florestas e a indústria florestal contribuem de três maneiras para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Primeiro, as florestas capturam o carbono da atmosfera. Em segundo lugar, elas armazenam o carbono na madeira. Por exemplo, se você tiver um móvel feito de madeira, o carbono será armazenado enquanto esse móvel existir. E, terceiro, há efeitos de substituição, que acontecem quando você substitui um material que seria baseado em fósseis ou intensivo em emissões por um material baseado em madeira.

MAS SE USARMOS MATERIAS DERIVADOS DE MADEIRA, NÃO ESTAREMOS CONTRIBUINDO PARA A DEGRADAÇÃO DS FLORESTAS?

Mariana:  - É crucial que qualquer produto de madeira venha de florestas geridas de forma sustentável. Além disso, muitos dos produtos inovadores à base de madeira são fabricados a partir de resíduos, e resíduos que hoje em dia são usados principalmente para energia. Não precisamos cortar mais árvores para produzir muitos desses produtos.

COMO A MADEIRA PODE SER UM CAMINHO PARA UMA VIDA AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL?

Os compósitos de madeira procuram tirar proveito de vários materiais.


E OS CIDADÃOS? VOCÊ SENTE QUE ELES ESTÃO INTERESSADOS?

Mariana:  - Alguns estudos mostram que sempre que há madeira visível nos edifícios, isso melhora o bem-estar das pessoas que os utilizam. Vemos, por exemplo, que muitas bibliotecas são construídas com madeira e utilizam elementos de madeira. As pessoas já aceitam muito bem muitos desses materiais, e abraçam a ideia de ter madeira nesses produtos.

Para outros produtos, as pessoas simplesmente não estão cientes do uso da madeira. Por exemplo, nos têxteis: Se você vestir uma camiseta de liocel [fibra de celulose regenerada], você pode não reparar que ela é de fibra de madeira; talvez você pense que é feita de algodão.


COMO A MADEIRA PODE SER UM CAMINHO PARA UMA VIDA AMBIENTALMENTE AMIGÁVEL?

Os bioplásticos de madeira são verdadeiramente "bio".


MAS PODEMOS TER CERTEZA DE QUE A PRODUÇÃO DESSES MATERIAIS É ECOLOGICAMENTE CORRETA?

Mariana:  - Acho que, como consumidores, temos que estar cientes de que todos os produtos têm algum impacto no meio ambiente. Mas as empresas devem continuar investindo no desenvolvimento de produtos que resolvam alguns problemas como poluição e geração de resíduos. Elas podem fazer isso produzindo coisas que podem ser recicladas ou reutilizadas ou, se você não puder reciclá-las ou reutilizá-las, elas podem ser biodegradáveis.

As empresas também devem continuar investindo na produção de coisas que usam menos energia, menos água ou água que pode ser reciclada no sistema, podem usar menos produtos químicos e os produtos químicos também podem ser reciclados na mesma indústria.

Os produtos da indústria devem resolver esses problemas sem causar novos. Vimos isso com o que foi chamado de 'plásticos biodegradáveis'. No final, vimos que eles não eram realmente biodegradáveis. Eles apenas se decompõem em pedaços menores - microplásticos - que são um problema para o meio ambiente.


Bibliografia:
Artigo: New woodbased products
Autores: Mariana Hassegawa, Anna Karlberg, Hans Verkerk, Magnus Hertzberg

FONTES:
Biomonitor







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GRAFICA PERTINHO DE VOCÊ

  UMA GRÁFICA DE TIRAR O CHAPÉU!! TUDO PERTINHO DE VOCÊ. ESCOLHA SEU SERVIÇO AQUI https://ninki.com.br/cards/ninki.html O QUE FAZEMOS: SERVI...