sexta-feira, 12 de maio de 2023

UM AVIÃO UM ZEPPELIN OU BARCO ESPACIAL

 


A indústria de Impressão 3D / manufatura aditiva continua a crescer em um ritmo rápido. À medida que a tecnologia por trás das impressoras 3D avança, também avançam as possibilidades do que a tecnologia pode ser usada.

Por décadas, grandes corporações dentro das indústrias automobilística e aeroespacial têm usado impressoras 3D para criar protótipos rápidos de potenciais produtos futuros, mas nos últimos anos começamos a ver uma expansão dentro dessas empresas, onde elas começaram a utilizar impressoras 3D para a criação de produtos de uso final.

Dassault4Com o influxo de impressoras 3D, capazes de imprimir objetos metálicos, através da tecnologia de sinterização direta a laser, surge a possibilidade de criar produtos personalizados únicos. Esses produtos podem ser idênticos a um modelo anterior, uma iteração ligeiramente modificada ou um produto totalmente novo. É aqui que a impressão 3D tem tido sucesso em áreas onde as técnicas tradicionais de moldagem por injeção falharam.

Uma empresa que tem estado na vanguarda do avanço da tecnologia de impressão 3D para grandes corporações e academia, é a Dassault Systèmes (DASTY. PK). Com mais de 190.000 clientes corporativos e 3.500 parceiros, e com pacotes de software como SolidWorks e NetVibes para chamar de seus, a empresa tem sido uma fonte de software relacionado à impressão 3D.

A plataforma 3DEXPERIENCE é o que a empresa pendura, uma plataforma que é uma solução de ponta a ponta para várias empresas, fornecendo o software necessário para engenharia de projeto, produção de manufatura, simulação, governança e ciclo de vida, experiência de design 3D para profissionais e muito mais.

Hoje, a Dassault Systèmes anunciou que formou uma parceria com a empresa de tecnologia francesa Safran para desenvolver expertise na validação virtual do processo de manufatura aditiva, usando sua própria plataforma 3DEXPERIENCE. A Safran é uma empresa que exibe expertise em diversas tecnologias inovadoras. Eles são uma empresa multinacional de motores de aeronaves, motores de foguetes, componentes aeroespaciais e segurança, com sede em Paris, França.

Esta parceria buscará o desenvolvimento de uma solução digital para a impressão 3D de peças de motores aeroespaciais. 

As duas empresas procurarão abordar o projeto de material upstream, bem como os processos de fabricação downstream, bem como fornecer testes para garantir a continuidade dentro da impressão 3D de peças de motor. 



No final, as duas empresas esperam usar a impressão 3D para, em última análise, reduzir o tempo de produção e aumentar o desempenho do produto, enquanto reduzem o peso do produto e o impacto que a fabricação dessas peças tem no meio ambiente. Como a impressão 3D é um processo aditivo, muito menos resíduos são criados.

Ao mesmo tempo, a impressão 3D permite geometrias muito mais complexas dentro das próprias peças, ajudando a reduzir o peso enquanto aumenta a resistência e a durabilidade.

Deve ser interessante ver como essa parceria funciona e como essas empresas crescem nos próximos meses e anos. A impressão 3D dentro da indústria aeroespacial certamente continuará a evoluir.

A pergunta que fica é: "com que rapidez vai demorar esse processo de evolução?". Só o tempo dirá.

O que você acha dessa nova parceria?

Discuta no tópico do fórum de parceiros da Dassault Systèmes com a Safran sobre 3DPB.com.

Tags: #motores #aeroespaciais #impressos3d #3dexperience #aeroespacial • #motoresdeaeronaves #DassaultSystèmes • #motoresdefoguete  #safran





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...