quinta-feira, 29 de junho de 2023

HIDROPONIA

 


O QUE É HIDROPONIA ? 🎋🌿

Você sabe o que é Hidroponia?
A palavra tem origem no grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. 

É um sistema de cultivo que não utiliza o solo. Quer saber como funciona? Continue lendo para saber mais!


DEFINIÇÃO 🎋🌿

Hidroponia é uma técnica de produção de hortaliças que não utiliza o solo. 

O cultivo é realizado em estufas, onde o solo é substituído por uma solução nutritiva, que circula em um sistema hidráulico, suprindo as plantas dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento diretamente nas raízes das hortaliças.


ESSE VÍDEO VAI DESPERTAR EM VOCÊ UM MAIOR AMOR PELAS PLANTAS E COMO CUIDAR DELAS PARA OFERECER UMA PRODUÇÃO MAIS SAUDÁVEL 🎋🌿

Hidroponia - O que é? Como funciona? | 

https://www.youtube.com/watch?v=NP3_1O6GuEk&t=2s


ORIGEM DO SISTEMA HIDROPÔNICO: 🎋🌿

A origem do sistema que utiliza apenas a água para nutrição das raízes é incerta, mas com certeza muito antiga.  

Os historiadores que estudam as origens da agricultura acreditam que sistemas como o hidropônico existem desde a época da Mesopotâmia, e descrevem, por exemplo, o famoso jardim suspenso da Babilônia. 

Outros cultivos parecidos são descritos também na antiga China e no Império Asteca.

Foi em 1940 que o termo Hidroponia foi utilizado pela primeira vez. O Dr. Willian Frederick Gericke, da Universidade da Califórnia, realizou estudos de fisiologia, crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas fora do solo. Ele cultivou frutas, cereais, flores e tubérculos em larga escala e apresentou um trabalho no qual aprimorou a técnica e definiu um nome para esta ciência.



VANTAGENS DA HIDROPONIA 🎋🌿
Entre as vantagens da utilização de um sistema hidropônico de cultivo, podemos destacar por exemplo, uma melhor qualidade de produção, redução da mão de obra, diminuição do tempo de cultivo e do uso de defensivos, além do aproveitamento correto de água e nutrientes pelos vegetais.

Fora o crescimento mais rápido, o processo de hidroponia apresenta muitas outras vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como por exemplo: a possibilidade de plantio fora de época, menores riscos perante as adversidades climáticas, proteção contra pragas e insetos, rápido retorno econômico e melhor qualidade do produto final, esta última, em função do balanceamento no fornecimento de nutrientes.



Muito usada em países desenvolvidos, como Holanda, França, Estados Unidos e Japão, principalmente em razão de condições adversas de clima, solo e área que estes apresentam, a hidroponia contém seis sistemas básicos: sistema de pavio, de leito flutuante, de sub-irrigação, NFT, de gotejamento e aeropônico.

No Brasil, a principal produção de hidroponia é a do Estado de São Paulo, havendo também seu uso em outros Estados e Regiões do país, sendo sua utilização destinada a diversos fins, como comercialização, estudo da potencialidade das plantas, alimentação animal e muitas outras.

Entretanto, para se obter sucesso com este sistema, é preciso observar alguns fatores fundamentais, entre eles, a escolha das espécies de plantas mais adequadas, uso de recipientes próprios para este sistema e aplicação correta de fertilizantes e materiais básicos.





COMO FUNCIONA ? 🎋🌿
Uma das formas de cultivo hidropônico é realizada em três fases: germinação, berçário e crescimento final.


01 HIDROPONIA - GERMINAÇÃO OU MATERNIDADE: 🎋🌿
A fase inicial de formação de mudas é geralmente feita num local separado e ocupa pouco espaço. As sementes peletizadas são plantadas e germinadas em placas de espuma fenólica.


02 HIDROPONIA - BERÇARIO, CONTROLE E CRESCIMENTO 🎋🌿

BERÇARIO: 🎋🌿
Na segunda fase do cultivo hidropônico acontece a replantação da espuma fenólica para os berçários. É nesse momento que o cultivo começa a receber a solução nutritiva.

É também na fase de berçário que é feito o controle de qualidade. As plantas que não se desenvolveram bem, não serão transplantadas para a etapa final.

CRESCIMENTO: 🎋🌿
A última etapa é a de crescimento final, onde as plantas vindas do berçário ficarão até atingirem o ponto de colheita. Cada variedade de hortaliça tem o seu próprio tempo de crescimento, que depende das peculiaridades e necessidades nutricionais de cada planta.

03 HIDROPONIA - DISTRIBUIÇÃO 🎋🌿
Depois da colheita as plantas são higienizadas e preparadas para distribuição no mercado.

O QUE É A SOLUÇÃO HIDROPÔNICA ? 🎋🌿
As soluções hidropônicas são compostas, basicamente, de água pura e fertilizantes solúveis, que são os minerais dissolvidos. Assim é possível controlar a quantidade de nutrientes dos quais dependem cada espécie cultivada.

04 HIDROPONIA 🎋🌿
Para que essas soluções sejam eficientes devem ser submetidas a condições adequadas de temperatura, oxigenação, pressão osmótica e pH.

HIDROPONIA NA AGROLINE 
A Agroline possui uma linha completa de hortifruti, inclusive tudo o que você precisa para começar o seu cultivo hidropônico. Aqui você encontra desde as melhores sementes para cultivo profissional, até a espuma fenólica, além de defensivos, adubo foliar e todos os nutrientes para a solução hidropônica.

Fale com o nosso técnico e tire todas as suas dúvidas:
Fábio do Nascimento – (67)3321-8988


FONTE DOS TEXTOS : AGROLINE




"E POR FIM CHEGAMOS NA ULTIMA FASE AS EMBALAGENS" 
📦🎋📦🎋📦

EMBALAGENS PARA HIDROPONIA 📦🎋📦🎋📦
Em função da maior exigência dos consumidores, a qualidade das embalagens de produtos alimentícios tem sido uma das grandes preocupações de produtores e vendedores. No caso dos produtos hidropônicos, esta regra se mantém, sendo a grande maioria dos produtos de hidroponia vendidos embalados. Além da qualidade da embalagem em si, o rótulo também deve estar dentro de uma conformidade, contendo as características do produto, seu produtor, seu local de produção, marca, responsável técnico e telefone para contato.
A função da embalagem é proteger o produto de contaminações, facilitar seu manuseio, bem como ajudar na comercialização e tornar o produto atrativo.

EMBALAGENS PARA HORTALIÇAS 📦🎋📦🎋📦
Por serem produtos altamente perecíveis, as hortaliças hidropônicas devem ser adequadamente embaladas, de modo a prolongar sua durabilidade e manter sua qualidade. Para evitar o contato no processo de transporte e comercialização, as hortaliças, bem como alguns outros produtos de hidroponia são embalados já na casa de vegetação.

As hortaliças hidropônicas, visando diminuir seu índice de deterioração, são embaladas junto com as raízes, prática esta que também passou a servir como um caracterizador dos produtos de hidroponia. Quanto ao material usado, são aplicadas embalagens plásticas preferencialmente com furos ou microfuros para evitar a condensação de água no interior da embalagem.

EMBALAGENS PARA FRUTAS 📦🎋📦🎋📦
Diferentemente das hortaliças, as frutas produzidas com técnicas hidropônicas não são embaladas juntamente com as raízes. Além desta diferença, não há a presença de furos na embalagem, sendo ela feita de filme de PVC, geralmente com base de isopor, ou simplesmente feita com uma caixa de papelão, com alguma proteção de isopor ou espuma entre as frutas.


E NA PRÓXIMA PÁGINA HIDROPONIA 02  VOCÊ VAI ENCONTRAR UM CURSO EM VÍDEOS 

🌾🍃🎋"PRODUZA HORTALIÇAS SEM UTILIZAR TERRA EM SUA CASA OU PROPRIEDADE" 🌾🍃🎋










Um comentário:

  1. We are building Agro Domes around the Caribbean and Africa -this technology will be apart of the farm

    ResponderExcluir

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...