terça-feira, 6 de junho de 2023

TODA ENERGIA VEM DO SOL

 



Você sabia que toda energia que usamos vem do Sol?

Sim, quando você caminha ou anda de bicicleta, por exemplo, a energia que você usa para se movimentar vem da luz solar.

Para explicar direitinho essa história, fomos até o Complexo Solar Futura, em Juazeiro, na Bahia. No local, existem mais de 1.400.000 painéis solares distribuídos por 1600 hectares, o equivalente a 1600 campos de futebol.

No pico, o complexo consegue abastecer cerca de 1.700.000 residências!

Voltando à nossa afirmação, quer entender como usamos a energia vinda do Sol e estrelas?

Assista ao vídeo!
VEJA MAIS O QUE A ENERGIA SOLAR NOS PROPORCIONA

Gosta de sol?
Então você vai adorar viajar com a gente para um dos lugares mais ensolarados do Brasil, perfeito para construir uma USINA SOLAR! 

Além de mostrar como funciona, nós também demos uma mãozinha na obra de ampliação do Parque Solar São Gonçalo, o maior do país!   

Quer saber qual é a vida útil de um painel solar, quanto de energia ele consegue gerar por dia, o que tem dentro das placas e muito mais?

Boravê! 

COMO FUNCIONA UMA USINA SOLAR 


...MAS NÃO PARA  POR AÍ AS BENESSES DO SOL


Conheça a TINTA SOLAR.
Como gerar energia utilizando uma TINTA SOLAR?

Nos últimos anos, a energia solar tem apresentado um crescimento incrível em todo o mundo através das placas solares instaladas nos telhados de casas e empresas. Agora, entretanto, uma nova forma de captar essa energia do sol está sendo desenvolvida, a Tinta Solar.

Basicamente, ela absorve a umidade do ar usando a energia solar para quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. É o hidrogênio, portanto, que pode ser utilizado para produzir a energia limpa. 

A tinta solar utiliza-se de compostos químicos para captar o vapor d’água (H2O) do ambiente e, com a energia solar, quebrá-lo em moléculas de oxigênio (O) e hidrogênio (H).

Este último, ao lado da solar e eólica, é considerado uma das fontes renováveis de energia do futuro, e um dos substitutos para os combustíveis fósseis. Ele pode ser usado como fonte de energia para a produção de energia elétrica, com células de combustível hidrogênio e motores de combustão a hidrogênio. 

ASSISTA O VÍDEO


TINTA SOLAR FOTOVOLTAICA 

O mundo da energia fotovoltaica evoluiu muito desde o início de sua jornada tecnológica. Os painéis solares estão a tornar-se mais eficientes, há mais possibilidades e adaptam-se melhor aos edifícios.
Pesquisadores australianos inventaram uma “tinta solar” que pode ser impressa em uma variedade de materiais e dispositivos para, por exemplo, carregar telefones, tablets, laptops, etc. Como pode ser impresso, as possibilidades são quase infinitas, por isso é uma proposta de enorme versatilidade.

Após os testes realizados em uma cobertura, estima-se que ela tenha uma eficiência 10 vezes menor que a de um painel comum. É lógico pensar que o desempenho desse tipo de coletor é muito limitado, mas esse primeiro passo para o solar imprimível é interessante, pois vai melhorar com o tempo. A abordagem inicial (talvez no futuro evolua para mais) não parece ser a de um sistema focado em satisfazer as exigências de uma casa, por exemplo, mas de dispositivos comuns como o telemóvel.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAVALOS RAROS - PARTE 03

  CAVALO FRIESIAN O cavalo friesian, também chamado de frísio ou frisão, provavelmente uma das raças mais populares e apreciadas do mundo, é...